Aluno de Canoas conquista medalha de bronze na OlĂ­mpiada Brasileira de Geografia

TrĂȘs alunos da EMEF Paulo Freire participaram da competição

Siga a AgĂȘncia GBC no Instagram

A dedicação e a longa jornada de estudos rendeu frutos. Dos trĂȘs estudantes da Emef Paulo Freire que participaram da etapa nacional da 7° OlimpĂ­ada Brasileira de Geografia e 5° OlimpĂ­ada Brasileira de CiĂȘncias da Terra, um conquistou a medalha de bronze. As olimpĂ­adas foram realizadas desde a Ășltima quinta-feira (24) atĂ© este domingo (27), no Instituto de GeociĂȘncias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas (SP).

Os alunos Eric Mateus Rodrigues Borges, Gustavo de Fraga Lima e Vitor Ezequiel de Oliveira Matos chegaram atĂ© a etapa 3, fase presencial que contou com atividades teĂłricas e prĂĄticas, incluindo atividades de campo e uma prĂ©-seleção da Equipe da OlimpĂ­ada Internacional de Geografia (iGeo 2023), em Bandung, IndonĂ©sia. O estudante Eric Mateus Rodrigues Borges, do 9° ano da Emef Paulo Freire, no bairro Guajuviras, conquistou a medalha de bronze na 7° OlimpĂ­ada Brasileira de Geografia e relata a experiĂȘncia de representar Canoas: “Participar da OlimpĂ­ada foi incrĂ­vel porque eu conheci pessoas de outros lugares, outras culturas e outros sotaques. E receber a medalha foi muito gratificante, mostra o nosso esforço em representar o nosso Estado, o lugar que tu moras, onde cresceu e principalmente, as tuas raĂ­zes”, destaca. 

É a primeira vez que a Emef Paulo Freire participa da OlimpĂ­ada em seus sete anos de fundação. A diretora, Elizabete Oliveira de Paula Fettuccia, destaca que o resultado evidencia a valorização do professor e da escola pĂșblica municipal. “A nossa escola Ă© a mais nova do municĂ­pio e esta classificação Ă© um incentivo para todos, estudantes, professores e famĂ­lia. Estamos realizados, pois estamos vivendo um sonho desejado para esta comunidade e famĂ­lias”. 

Conforme Elizabete, chegar na etapa nacional foi um sonho realizado. “Sinto orgulho da nossa escola pĂșblica, principalmente apĂłs dois anos de pandemia. Os estudantes foram concorrer com alunos de escolas particulares, institutos federais e colĂ©gios militares e mostraram o seu potencial”.

A professora do 6° ao 9° ano, MĂĄrcia Rejane Farias da Silva Braga Costa atribui o Ăłtimo desempenho dos alunos Ă  dedicação de cada um deles. “Desde o inĂ­cio eles se dedicaram, fizemos um grupo de estudos na escola e no Whatsapp. Os guris sempre motivados, mandando mensagens e perguntas, eu enviando materiais e nĂłs estudando, trocando ideias”. 

Apoio e orgulho

AlĂ©m da dedicação dos alunos, houve incentivo e apoio financeiro para que o grupo chegasse em Campinas. Conforme a secretĂĄria da Educação, Beth Colombo, Canoas foi muito bem representada e o sentimento Ă© de orgulho para todos. “Eles se dedicaram e alcançaram os conhecimentos necessĂĄrios para chegarem atĂ© lĂĄ, coube a Secretaria Municipal da Educação incentivar e oportunizar a ida do grupo para a realização das provas”.

FĂ© no potencial 

Para os estudantes que sentem vontade de participar de olimpĂ­adas mas nĂŁo se sentem capazes, Eric deixa a seguinte mensagem: “É sĂł olhar aonde a gente chegou. Alunos de escola pĂșblica, de periferia, somos do 9° ano e competimos com pessoas do 3° ano do ensino mĂ©dio. Focamos em acreditar no nosso potencial, chegar lĂĄ e dizer: a gente pode, a gente vai conseguir. Todos os alunos podem crer no seu potencial e Ă© muito importante o apoio da famĂ­lia, porque a famĂ­lia Ă© quem nos estimula a continuar e seguir em frente”. 

Obmep

A iniciativa Ă© da Universidade Federal de Alfenas (MG) e tem como pĂșblico-alvo estudantes de instituiçÔes de educação bĂĄsica das redes pĂșblicas e particular de todo o Brasil. Ao longo das atividades, os participantes demonstraram a capacidade de anĂĄlise e interpretação dos fenĂŽmenos geogrĂĄficos e geocientĂ­ficos de modo integrado, expressos nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação dos estudantes.

Os premiados tĂȘm direito a uma bolsa e registro no Conselho Nacional de Desenvolvimento CientĂ­fico e TecnolĂłgico (CNPq), como pesquisador jĂșnior por um ano e bolsa de incentivo ao ingressar na universidade, alĂ©m de inserção em mestrado na ĂĄrea de exatas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!