RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

CANOAS | Câmara só volta dia 14, mas nova extraordinária já está nos planos do paço

Recesso encerra no dia 10 de fevereiro e primeira sessão do ano legislativo acontece na terça seguinte, já na semana do carnaval

O calendário de fevereiro, cheio de feriados, é o que pode levar o governo a pedir uma nova sessão extraordinária para semana que vem, dias antes do final do recesso legislativo, no dia 10. Oficialmente, as sessões retornam no dia 14, terça-feira. Na quinta, 16, tem nova sessão – e tudo para de novo, para os festejos do carnaval. Fevereiro encerra com mais duas sessões: 24, quinta, e 28, na terça seguinte – isso se os vereadores, ao retornarem, não impuserem um calendário mais específico para compensar os dias sem sessões.

Essa realidade de poucos momentos para discussão de projetos na Câmara durante o mês de fevereiro abriu uma discussão no governo sobre a possibilidade da convocação de uma sessão extraordinária para semana que vem, provavelmente no dia 8. Em janeiro, o governo chamou à Câmara para discussão e aprovação da reposição inflacionária no salário dos servidores, mas um projeto específico ficou de fora daquela ocasião. É esse projeto que, ao que tudo indica, pode basear o pedido de convocação dos vereadores novamente.

Trata-se do projeto de lei 03/23, o do Plano de Modernização Administrativa. Na prática, o projeto reformula a organização do governo e cria a Secretaria de Licitações, entre outras medidas já apresentadas pelo blog. O governo evita discutir o assunto com pressa, mas não quer ver o projeto sendo empurrado março adentro com sucessivas possibilidades de adiamento. Caso seja objeto de uma convocação extraordinária, a medida necessariamente seria votada nesta data – resolvendo a questão ainda em fevereiro e permitindo ao paço as acomodações de praxe. Especialmente sobre a Secretaria de Licitações, projetada para ser ocupada integralmente por servidores de carreira, os ajustes nos fluxos dos processos de compra do governo não são simples; cada dia, portanto, conta.

O governo tem a maioria para aprovar o projeto com folga – não é isso que preocupa. Politicamente, no entanto, há uma nova oposição de formando a partir do posicionamento do vereador Emílio Neto (PT), novo desafeto do prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques. Se a reforma administrativa for votada em uma sessão extraordinária, traria o benefício de não prolongar eventuais desgastes a respeito do projeto uma vez que a medida seria votada na própria sessão – e muito provavelmente, aprovada por maioria.

A decisão sobre a convocação extraordinária deve ser tomada pelo prefeito Nedy ainda esta semana e comunicada ao presidente da Câmara, Cris Moraes (PV), por ofício. O encarregado pela articulação é o secretário de Relações Institucionais, Felo Uequed. Ainda hoje ele deve discutir com Nedy sobre o ânimo dos parlamentares a respeito da reforma administrativa antes de propor a extraordinária e a data para a convocação.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte público é um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cá

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ pré-JJ: secretários deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissão do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | Não esperem anúncios bombásticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato está sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestão' por partidários de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a única certeza é que Nedy subirá as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirá mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: Conteúdo protegido!