Com a presença do governador Eduardo Leite, vacina bivalente contra a Covid-19 é aplicada pela 1ª vez no país em Canoas

Governo do RS lançou a Campanha Estadual do novo imunizante na manhã desta terça-feira (14)

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

O Lar São José, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, amanheceu movimentado nesta terça-feira (14). A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) foi o local escolhido pelo governo do RS para lançar a Campanha Estadual da Vacinação Bivalente contra a Covid-19. A aplicação de doses hoje marcou Canoas como a primeira cidade do Brasil a iniciar a vacinação do imunizante, duas semanas antes da data prevista pelo Ministério da Saúde.

Ignez Samanoio, de 85 anos, residente do Lar São José, foi a escolhida para ser a primeira pessoa a receber a vacina. Segundo ela, é uma emoção muito grande participar deste momento tão importante. “Eu fico muito feliz em poder tomar mais essa vacina. Ela que nos protege dessa doença que já tirou a vida de tantas pessoas. É só uma picadinha, não dói nada, ninguém precisa ter medo de tomar”, garante.

O prefeito Dr. Nedy destacou a importância das pessoas se imunizarem contra a doença. “Não é mais momento para as pessoas terem medo de tomar a vacina. Temos que nos conscientizar que o combate contra a Covid é coletivo e depende de uma atitude de todos nós. É com união de esforços que conseguiremos eliminar este vírus e seguir em frente cada vez mais fortes”, disse.

O governador Eduardo Leite estava presente no evento e destacou a importância de iniciar a campanha em Canoas. “Iniciar a campanha aqui em Canoas simboliza essa mobilização que deve ser de todo o Rio Grande do Sul. Canoas possui o terceiro maior PIB do Estado, é referência em saúde e é uma cidade da Região Metropolitana. Por isso, iniciar aqui simboliza um esforço que deve ser de todas as cidades contra a Covid-19”, enfatizou.

Vacina bivalente e pré-requisitos

Para quem ainda tem dúvidas sobre o que é a vacina bivalente, o secretário da Saúde de Canoas, Aristeu Ismailow, explica. “A vacina bivalente garante a imunização tanto do vírus primário da Covid quanto das suas variantes, como a ômicron, por exemplo. Em resumo, é uma vacina que garante uma proteção ainda maior para a população”.

Pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço de vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação – ou que estão com o esquema de duas doses monovalente incompleto-, deverão completar o esquema vacinal com as vacinas Covid-19 monovalentes. 

“Para receber a dose bivalente, a pessoa deve ter concluído o esquema primário com a vacina monovalente, sendo uma dose da vacina Janssen ou duas das vacinas Pfizer, Coronavac ou Astrazeneca. O intervalo mínimo entre a segunda dose da vacina monovalente e a bivalente deve ser de quatro meses”, esclareceu a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, também presente no evento.

De acordo com o Ministério da Saúde, a dose de reforço para pessoas que não estão no grupo prioritário será realizada com a vacina monovalente disponível no momento, conforme a recomendação vigente do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Próximas fases

Canoas recebeu, nessa segunda-feira (13), 1.200 doses, que serão destinadas exclusivamente ao público residente e aos trabalhadores das ILPIs. Na sequência, de acordo com disponibilidade de vacinas, serão imunizados com a vacina bivalente pessoas com 70 anos ou mais, imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, conforme Resolução da Comissão Intergestores Bipartite do RS (CIB/RS).

Na fase 2, recebem a vacina bivalente as pessoas de 60 a 69 anos. Na fase 3, as gestantes e puérperas. Os trabalhadores da saúde estão na fase 4 e, na fase 5, as pessoas com deficiência permanente. Ainda não há cronograma anunciado para outros públicos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!