RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

CANOAS | ‘Fotografia’ do governo Nedy pode mudar em março

Aprovação da reforma administrativa tem levado prefeito a conversas políticas que devem aproximar - e afastar - parceiros de governo, inclusive no primeiro escalão

Importante começar este post com um necessário alerta: trata-se de especulação e não informação boa parte dos cenários que o traz, aqui. E só ganham este texto neste momento porque entre os corredores do poder, na Prefeitura e na Câmara, é o que mais se ouve: o governo vai mudar em março.

Aqui cabe, de novo, um esclarecimento. De fato, muda. Na semana antes do carnaval, o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques fez aprovar a reforma administrativa para por o governo à sua imagem e semelhança; além de criar a Secretaria de Licitações, a ser ocupado apenas por servidores concursados, mexe na estrutura da gestão, organiza e cria cargos de assessoramento e determina a polêmica extinção do CanoasTec, a empresa pública de Tecnologia da Informação da cidade.

Célebre pela ‘paciência ativa’ com que lida com as composições políticas, Nedy tem conversado com todos e levado as informações para ‘dormirem’ sobre o seu travesseiro antes de tomar qualquer decisão. Internamente, o governo trabalha com uma data entre os dias 7 e 11 de março para colocar as novas funções cridas pela reforma em operação – e as mudanças no governo devem ser acertadas até lá. Por enquanto, de oficial, não se tem nada.

Dito isto, às especulações, então.

Secretaria de Licitações

Criado agora, o cargo não tem antecessor. E como deve ser ocupado por funcionário de carreira, restringe os nomes prováveis. A especulação do dia dá conta de que o nome mais forte para a função é o da advogada Deise Busato, que já atuou na Controladoria do Município e na Secretaria de Planejamento e Gestão. É funcionária da Prefeitura desde 2000.

Deise não tem parentesco direto com o ex-prefeito Luiz Carlos Busato, mas conserva uma ótima relação com ele. O ex-prefeito criou uma secretaria específica para as compras públicas em sua gestão, mas o modelo acabou extinto com a posse de Jairo Jorge, em janeiro de 2021.

Secretaria das Subprefeituras

Outra função nova. Um dos nome cotados para a pasta é o de Sandra Bartosiak. Casada com o vereador Cezar Mossini (MDB), já exerceu a função de secretária de Serviços Urbanos no início da gestão Jairo Jorge, em janeiro de 2021, como indicação do MDB.

Outro nome que surge para a função é o de DJ Cabeção, atualmente, subprefeito do Rio Branco, sempre lembrado pelo trabalho que vem fazendo na região que atende. Essa mexida abriria espaço para uma nova composição na Subprefeitura do Rio Branco, o que interessa à base de apoio do governo na Câmara.

Secretaria da Fazenda

Desde o final ao ano passado, há rumores de um distanciamento entre o prefeito Nedy e o secretário da Fazenda, Luis Davi Vicensi. Apontado como ‘centralizador’ por outros secretários, ouve-se queixas de que os pagamentos de fornecesores das secretarias não estariam sendo priorizados pela pagadoria.

O problema, em parte, é explicado pela queda de arrecadação verificada em 2022. Estima-se que os cofres do município tenham perdido entre R$ 220 milhões e R$ 250 milhões em retorno de ICMS e receitas próprias em razão, especialmente, da forçada e artificial queda de impostos promovida na época da eleição pelo então presidente Jair Bolsonaro. O conturbado ano político de 2022, com o afastamento de Jairo Jorge e a consequente mudança nos procedimentos de compras e pagamentos da prefeitura também deve ser levado em conta.

A questão da troca na Fazenda, no entanto, esbarraria em um nome que unisse capacidade técnica e política para ocupar a função. Não basta que seja uma indicação de um partido: a tarefa exige conhecimento de gestão fiscal e finanças públicas, o que reduz o expectro de candidatos prováveis. João Portella, que foi secretário da pasta em períodos diferentes do governo Marcos Ronchetti e Luiz Carlos Busato é citado perifericamente. Ele e Nedy conviveram no período em que Ronchetti estava na prefeitura, mas não se tem notícia de que o ex-secretário, que foi professor de Economia e hoje se dedica às empresas da família, tem proximidade com o prefeito em exercício a ponto de ser convidado para função.

Secretaria da Cultura

Não é que o atual titular da pasta, Eduardo Paim, tenha o trabalho contestado; ao contrário. O nome dele, no entanto, é visto como próximo ao do prefeito Jairo Jorge, afastado em março de 2022 e que se tornou adversário e desafeto do atual ocupante do cargo. A Cultura entraria, por conta disso, no conjunto de funções ‘negociáveis’ politicamente.

Secretaria de Serviços Urbanos

Pode ser mantida com MDB, partido que ainda ‘namora’ com Nedy pela filiação do prefeito em exercício, mas trocar de mãos. A especulação que corre dá conta de que o vereador Airton Souza, líder do chamado Bloco dos 7 na Câmara, faria a indicação. O atual secretário é Lucas Garlet que em suas redes sociais divulga replica posts do mandato do vereador Cezar Mossini.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte público é um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cá

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ pré-JJ: secretários deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissão do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | Não esperem anúncios bombásticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato está sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestão' por partidários de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a única certeza é que Nedy subirá as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirá mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: Conteúdo protegido!