Carreira internacional apresenta desafios em 2023

Que passos seguir para conseguir uma vaga no mercado internacional? Essa Ă© a pergunta de mais de 47% da população brasileira entre 15 e 29 anos de acordo com uma pesquisa feita pela FGV Social (Fundação GetĂșlio Vargas). Segundo os dados mais recentes do MinistĂ©rio das RelaçÔes Exteriores, o nĂșmero de brasileiros morando em outras naçÔes saltou de 1.898.762 em 2012 para 4.215.800 em 2020, o que corresponde a um aumento de mais de 20%.

O processo para se conseguir uma vaga no mercado internacional parece difĂ­cil, contudo, profissionais que obtiveram sucesso nesta empreitada garantem que com suporte Ă© possĂ­vel. É o caso de Daniel Spitaletti, executivo da ĂĄrea de inteligĂȘncia comercial, que em 2019 identificou uma necessidade de realizar uma transição de carreira e iniciou uma trajetĂłria com foco no mercado internacional, no entanto, durante um processo de consultoria reestruturar a prĂłpria carreira deu lugar a empreender internacionalmente.

A anĂĄlise mais cuidadosa de um especialista, que identifica pontos e consegue direcionĂĄ-los Ă© o que faz a diferença: “Foi a partir do meu contato com uma empresa de consultoria, que a necessidade de reestruturar a minha carreira deu lugar a empreender internacionalmente”, comenta Daniel. Muitas empresas fazem treinamentos, vĂŁo a feiras de negĂłcios, missĂ”es internacionais, mas nĂŁo desenvolvem, de fato, suas exportaçÔes e importaçÔes. Felizmente sobra consultoria, mas falta ação. E foi com isto em vista, que Daniel fundou a ExportUP empresa que tem como missĂŁo desenvolver o mercado internacional de aliados, que entendem como estratĂ©gicas suas atividades internacionais, sendo elas pequenas, mĂ©dias ou grandes.

A revisĂŁo da balança comercial para 2022, divulgada pela Associação de ComĂ©rcio Exterior do Brasil(AEB), aponta para um crescimento de 13,8% nas exportaçÔes, totalizando o valor de US$ 319,471 bilhĂ”es contra os US$ 280,633 bilhĂ”es efetivados em 2021. JĂĄ para a mĂŁo de obra e serviços as oportunidades tambĂ©m apontam crescimento: “É  uma estratĂ©gia de governos europeus para manter o crescimento econĂŽmico, abrir suas portas para profissionais qualificados, que desejam emigrar, escassez de profissionais qualificados e envelhecimento da população, flexibilizaram as regras para a entrada de estrangeiros em busca de emprego”, comenta Neiva Gonçalves, Diretora de Carreira da Success People, empresa que atua no territĂłrio nacional e internacional, com mais de 14 mil seguidores.

Segundo o relatĂłrio Anual do Parlamento Canadense sobre imigração, o governo planeja admitir em 2023 atĂ© 176 mil imigrantes que possuem competĂȘncias profissionais necessĂĄrias ao paĂ­s.  De acordo com o Itamaraty, entre os paĂ­ses mais procurados por brasileiros estĂŁo os Estados Unidos e Portugal, que tiveram um aumento de quase 200% na procura. Os dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal), em 2022, apontam, que o nĂșmero de estrangeiros vivendo no paĂ­s totaliza mais de 750 mil pessoas, sendo a maioria brasileiros. Entre os anos de 2021 e 2022, cerca de 150 mil deram entrada no processo para conseguir cidadania.

O governo de Portugal pretende beneficiar os brasileiros, em 2023, com uma nova lei que irĂĄ conceder residĂȘncia de forma automĂĄtica. Para Daniel, que vive hoje na ItĂĄlia, a vantagem de ter um especialista no suporte da transição estĂĄ na estruturação: “Estruturarmos a carreira Ă© como um departamento de recursos humanos individual, por vezes, nos submetemos Ă s condiçÔes do mercado por necessidade, o suporte de um especialista na transição, melhora suas prĂĄticas, entendendo as necessidades”. Consumir conteĂșdo de orientação foi um dos critĂ©rios-chaves para o referencial de Daniel no processo de internacionalização e durante consultoria, que realizou na Success People: “nĂŁo foi um processo fĂĄcil, foi um processo de ruptura, de aceitar os riscos e os desafios, propostos pela consultoria”, comenta Daniel.

Quando se trata de traçar um planejamento de carreira internacional, Ă© preciso analisar algumas questĂ”es conforme apontam especialistas: pesquisar o paĂ­s, a qual se pretende, cultura, costumes, clima, estudar o local, aprender o idioma, muitos profissionais estudam todos os pontos e deixam para depois o inglĂȘs, que Ă© fundamental e deve ser o primeiro passo, alĂ©m de pesquisar sobre a sua ĂĄrea de atuação, quais as vagas oferecidas, os salĂĄrios negociados e as habilidades solicitadas.

Para quem deseja ingressar no mercado internacional o momento Ă© propĂ­cio, basta vontade e preparação: “É muito importante ter em mente que a internacionalização se trata de um projeto a longo prazo, que Ă© necessĂĄrio assumir riscos. No meu processo de transição de carreira, na Success, passei por um perĂ­odo de estudo de metodologias, de se entender, ler perfis comportamentais e aprender a navegar com relacionamentos”, comenta Daniel.

A metodologia da Success People estĂĄ na aplicabilidade: “As dĂșvidas e os riscos surgem, nossos programas sĂŁo focados em direcionar e capacitar criando conexĂ”es para os profissionais empreenderem e atingirem seus objetivos”, completa Neiva.

ï»żwww.successpeople.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!