BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

CANOAS | Artistas fazem grafite em escola com homenagem a aluno cadeirante: “igualzinho a mim”

Tudo foi feito com recursos dos artistas envolvidos na ação.

Ao chegar na escola nesta segunda-feira (20), o aluno Roger Silva de Oliveira teve uma surpresa. Ele estava no muro da EMEF Arthur Pereira de Vargas, no bairro Cinco Colônias, em Canoas.

Um grupo de 39 artistas se mobilizaram para revitalizar a fachada da escola, mobilizados pela artista visual Jaqueline Vieira da Silveira, de 46 anos. Ela é graduada em licenciatura em artes visuais e mora há dois anos na cidade. Chamar os colegas para revitalizar a escola foi uma das ações para transformar a realidade à sua volta.

E ela conseguiu. “Essa arte reapresentou a reafirmação dos valores e amor que a equipe diretiva têm com o Roger desde o seu primeiro dia de aula no Arthur. E, além disso, materializa aquilo que procuramos passar pra ele, de que ele é especial de mais e amado por muitas pessoas, inclusive na escola!”, afirma Débora Fagundes da Silva, de 40 anos, mãe do estudante.

Arte feita pela artista Jaqueline Vieira da Silveira no muro da escola.

Jaqueline faz ações como essa desde 2018. “Acredito que os futuros artistas estão dentro das escolas, estar em um ambiente alegre cheio de cores, onde a imagem visual é acolhedora, faz com que todos nós nos sentimos melhores. É muito gratificante ver a reação dos alunos e comunidade ao receber esse tipo de ação. A arte me motiva todos os dias a transformar, e o que eu puder fazer como artista para transformar irei fazer”, garante.

Além de Roger, também estão retratados nas artes os alunos Kethlyn Ramiro Soares, de 9 anos, e Alyce Karolina dos Santos Machado, de 11 anos. Segundo o diretor da escola, Pedro André Schutz Webber, de 42 anos, a ação valoriza a instituição e as pessoas que nela atuam. “Foi muito importante, muito válida. A pintura deu vida para a escola, que estava sem pintura há algum tempo, e ao representar a inclusão, na primeira parte na deficiência física, que temos dois cadeirantes e uma aluna com andador, e na outra os vários alunos com autismo da escola”, afirma o diretor.

Aluna Kethlyn Ramiro Soares e os artistas no muro da escola.

Escola e comunidade fizeram doações de tintas e de alimentos para receber os artistas, que também trouxeram suas próprias tintas e ferramentas. Quem quiser apoiar ações como esta pode fazer doando qualquer valor através da chave pix: 36.060.492/0001-58. Mais informações estão disponíveis através do telefone (51) 995166250, com Jaqueline Vieira.

Aluna Alyce Karolina dos Santos Machado também se identificou com a arte.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

CANOAS: Jairo Jorge assume prefeitura, troca secretários e anuncia primeiras ações; Saiba quais são

Ele assumiu o posto com grande mobilização em frente ao paço municipal

CANOAS: Ex-governador Ranolfo pode concorrer a prefeito de Canoas

Se confirmada, candidatura deve mudar o tabuleiro eleitoral para outubro

CANOAS: Jurandir Maciel deixa secretaria de saúde; Saiba quem vai assumir a pasta

O político pode ser candidato para as próximas eleições
error: Conteúdo protegido!