RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

CANOAS | Caso JJ: das duas, uma; a regressiva até terça

Desembargador confirma terça-feira como o dia em que prefeito poderá retomar suas funções no paço ao mesmo tempo em que segue a expectativa para uma decisão sobre novo afastamento pelo TRF4

E a pergunta de 1 milhão segue no ar: Jairo Jorge volta ao governo ou não? Se ainda não é possível dar certeza absoluta à questão, pelo menos outra dúvida foi dirimida na tarde desta sexta-feira, 24, em decisão monocrática proferida em embargos de declaração pelo desembargador Newton Brasil de Leão, da 4ª Câmara do Tribunal de Justiça do Estado e responsável, até então, pelos processos da Copa Livre na justiça gaúcha. Se voltar, volta na terça, 28. Brasil Leão respondeu aos embargos da defesa de Jairo que questionavam a data exata do fim do afastamento. Pelas contas da defesa, o prazo seria no sábado, 25, podendo o retorno acontecer a partir do domingo, 26.

O despacho do desembargador da Justiça Estadual publicado na sexta não altera em nada a decisão de segunda, 21, que transferiu todos os assuntos da Copa Livre para a Justiça Federal. Nesse encaminhamento, que está sendo questionado pelo Ministério Público gaúcho, é onde hoje reside o único ponto de incerteza sobre o retorno de JJ ao governo. Antes de federalizar os processos, Newton Brasil Leão tinha em sua mesa um novo pedido de afastamento contra o prefeito. Quando a competência federal foi determinada em votação do colegiado da 4ª Câmara e, na sequência, o desembargador entendeu que a Copa Livre tratava-se de um conjunto de supostos delitos com conexão entre si e com interesse direto da União em seu esclarecimento, mandou tudo à Justiça Federal – inclusive a decisão sobre um novo afastamento.

O Tribunal Regional da 4ª Região, o TRF4, não confirmou nem refutou o recebimento da Copa Livre. Por se tratar de processos com dados bancários, fiscais e patrimoniais protegidos, tem elementos suficientes para ter decretado o sigilo da ação. Isso explicaria porque jornalistas de todos os veículos que consultaram a assessoria do tribunal não puderam confirmar se o processo – e a cautelar – já tramitam ou não na corte regional federal nesta sexta-feira, 24.

Enquanto isso, o Ministério Público do Rio Grande do Sul recorrerá da decisão da 4ª Câmara que federaliza os processos e, com isso, toda a investigação. Na sexta-feira, o próprio desembargador Newton Brasil Leão não conheceu os embargos de declaração interpostos pelo MP contra a decisão, mas isso permite que, agora, o caso possa ser enviado ao Superior Tribunal de Justiça, o STJ. A esperança do MP é que a corte superior mantenha um entendimento consagrado pela Súmula 209 que considera como patrimônio do município o recurso transferido da União de ‘fundo a fundo’, ou seja, aquele que não depende da vontade dos governantes e abastece os cofres da Saúde e Educação, por exemplo, não importa quem seja o presidente da República ou o prefeito da cidade.

Enquanto a competência para levar adiante a Copa Livre não for definitivamente resolvida, o processo seguirá no TRF4 – só não sabemos se já aportou por lá nem se decisão foi tomada por conta do sigilo. Mas como o dia 28 está chegando, logo saberemos.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte público é um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cá

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ pré-JJ: secretários deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissão do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | Não esperem anúncios bombásticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato está sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestão' por partidários de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a única certeza é que Nedy subirá as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirá mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: Conteúdo protegido!