Cooperativa lança curso gratuito para empreendedoras

Dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2021), considerada a maior pesquisa de empreendedorismo do mundo, indicam que o Brasil possui cerca de 43 milhĂ”es de empreendedores. Dentro desse nĂșmero, 45,6% sĂŁo mulheres, ou seja, mais de 19 milhĂ”es, nĂșmero que coloca o paĂ­s na sĂ©tima posição no ranking mundial de empreendedorismo feminino.

E elas tambĂ©m sĂŁo maioria nas empresas que estĂŁo começando (com atĂ© 3,5 anos). Na RegiĂŁo Nordeste, a edição 2022 do Mapa de NegĂłcios de Impacto aponta que 50% das empresas mapeadas tĂȘm como principal fundadora uma mulher e 70% tĂȘm, pelo menos, uma empreendedora na liderança.

Com foco na qualificação desse pĂșblico, o Sicredi lançou um programa on-line e gratuito de empreendedorismo feminino, o Curso Mulher Empreendedora, que contribui para o desenvolvimento da comunidade.

De acordo com a assessora do Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi Nordeste, Cristiane Cavalcanti, o objetivo do curso Ă© o de qualificar e auxiliar as mulheres empreendedoras a expandirem seus negĂłcios. “É preciso incentivar a jornada profissional e a independĂȘncia financeira das mulheres. Ao oferecer essa solução, geramos impacto e inclusĂŁo financeira, por meio da profissionalização dos negĂłcios gerenciados por elas”, explica.

O conteĂșdo programĂĄtico do curso foi desenvolvido por meio de uma consultoria especializada contratada para deixar a linguagem simples e de fĂĄcil compreensĂŁo, independentemente do grau de instrução, renda e faixa etĂĄria.

“Incentivos como esse possibilitam que as mulheres conquistem a sua independĂȘncia, espaço na sociedade e um aumento na sua autoestima. Essa participação reflete tambĂ©m no mercado de trabalho e em diversos setores da economia do paĂ­s, empoderando as mulheres para terem mais segurança ao enfrentarem os desafios do mercado”, comemora Cristiane.

AlĂ©m do curso Mulher Empreendedora, outras açÔes da cooperativa de crĂ©dito buscam promover a equidade de gĂȘnero, empoderando as mulheres para que possam participar na gestĂŁo em todos os nĂ­veis da prĂłpria organização, como Ă© o caso do ComitĂȘ Mulher, jĂĄ implementado nos estados de Pernambuco, CearĂĄ, ParaĂ­ba e Alagoas, com estimativa de expansĂŁo para os demais estados da RegiĂŁo Nordeste.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!