Defesa Civil alerta para temporal; Previsão indica chuva por vários dias em Canoas

Primeira semana de maio deverá ser chuvosa na cidade

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

A Defesa Civil de Canoas alerta para o risco de chuva intensa a partir da noite desta segunda-feira (1º). De acordo com a MetSul Meteorologia, por conta de uma frente fria semi estacionária que ficará por vários dias sobre o território gaúcho, a tendência é de que a chuva permaneça durante toda a semana. Os dias de maior risco de precipitação forte tendem a ser a terça (2) e a quarta-feira (3).

Em Canoas, o acumulado nesta semana poderá passar de 100 mm, superando a média mensal de chuva prevista para maio, que é de 95 mm. Em alguns bairros, o volume pode ser ainda maior. Portanto, é importante ficar atento aos alertas de curto prazo e, em caso de alagamentos, seguir as orientações da Defesa Civil. O órgão pode ser contatado pelo telefone (51) 99322-5764.

Medidas preventivas para evitar alagamentos

Nas últimas semanas, as cinco subprefeituras promoveram uma série de medidas preventivas para evitar acúmulos de água nas vias da cidade. Os trabalhos incluíram a limpeza de bocas de lobo, conserto de erosões e serviços de capina, roçada e recolhimento de entulhos. As ações do programa Choque de Limpeza passaram pelos bairros Niterói, Guajuviras e Harmonia e totalizaram 3.445 toneladas de resíduos recolhidos.

No bairro Niterói, a Subprefeitura Sudeste realizou a limpeza de todas as bocas de lobo nos cruzamentos da Rua Farroupilha com Augusto Severo e Tobias Barreto, locais que costumam registrar acúmulo de água. Nos bairros Mathias Velho e Harmonia, a Subprefeitura Noroeste registrou mais de 40 bocas de lobo limpas e consertadas, além de mais de mil metros de rede de esgoto desobstruída com hidrojateamento.

A Subprefeitura Sudoeste também focou na limpeza e desobstrução das bocas de lobo, com a retirada de lixo e terra e hidrojateamento dos canos. No Centro, além de trabalhar na manutenção, a Subprefeitura construiu uma nova boca de lobo na Rua Pedro Ardêmio Hilgert, para auxiliar no escoamento do local, que registrou forte acúmulo de água no último temporal.

Já na região Nordeste, a Subprefeitura mapeou todos os locais que registraram acúmulo de água no temporal em abril e realizou ações imediatas de limpeza, manutenção e desentupimento das redes de esgoto. As equipes também realizaram um diagnóstico com ações futuras que podem ajudar a evitar que os problemas se repitam em longo prazo.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!