Delegada de Canoas participa do Linha Direta da TV Globo

Programa serĂĄ exibido na noite desta quinta-feira (25)

CLIQUE AQUI e receba as notĂ­cias no WhatsApp

A delegada Luciane Bertoletti, titular da 3ÂȘ Delegacia de PolĂ­cia, vai participar do Linha Direta na noite desta quinta-feira (25). O programa vai falar sobre o Golpe dos Nudes.

Desde 2021, quando foi deflagrada a primeira fase da Operação X-COM coordenada por Bertoletti, foram mais de 130 prisĂ”es de criminosos que praticam o golpe. Na Ă©poca, a polĂ­cia descobriu desvendou uma organização com nĂșcleo em Esteio e que atuava em todas as regiĂ”es do Brasil

O programa vai ao ar na TV Globo Ă s 23h.

Como funciona o golpe

A prĂĄtica criminosa consiste da seguinte forma: em um primeiro contato por uma rede social ou por um aplicativo de mensagens uma pessoa jovem e bonita instiga a vĂ­tima a trocar mensagens de cunho sexual e fotos Ă­ntimas. Na sequĂȘncia, outra pessoa se apresenta como pai da jovem, dizendo que a filha Ă© menor de idade e a conduta da vĂ­tima se amolda ao crime de pedofilia.

Para nĂŁo denunciar o caso para a polĂ­cia, o suposto pai exige depĂłsitos em dinheiro. Na maioria das vezes, apĂłs o recebimento de valores, o extorsionĂĄrio continua exigindo depĂłsitos e transferĂȘncias dizendo que haverĂĄ a necessidade de submeter sua filha a tratamento psicolĂłgico. Em um dos casos analisados, chegou a ser exigido dinheiro para o enterro da suposta adolescente que, em razĂŁo dos graves danos psicolĂłgicos sofridos, atentou contra a prĂłpria vida, praticando suicĂ­dio.

Segundo a polĂ­cia, Ă© comum nesses casos a presença de uma quarta pessoa envolvida, que se apresenta como policial. Muitas vezes os criminosos usam fotos e nomes reais retirados das redes sociais, dizendo que estĂĄ sendo registrada uma ocorrĂȘncia, e que serĂĄ expedido mandado de prisĂŁo contra a vĂ­tima, a deixando desesperada e fazendo com que deposite mais dinheiro aos golpistas.

Além da extorsão, os criminosos também ameaçam expor as fotos íntimas para a família da vítima e nas redes sociais.

A verdade Ă© que, a partir do diĂĄlogo com a vĂ­tima os criminosos percebem qual o seu temor, dessa forma, ora interpretam a figura de um pai revoltado, ora de um Delegado ou Agente que irĂĄ tomar as devidas providĂȘncias e, caso nĂŁo dĂȘ certo, acabam ameaçando a vĂ­tima a expor suas fotos intimas para a prĂłpria famĂ­lia e em redes sociais.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!