Delegada de Canoas participa do Linha Direta da TV Globo | Agência GBC
14.9 C
Canoas
04 de junho de 2023

Delegada de Canoas participa do Linha Direta da TV Globo

Programa será exibido na noite desta quinta-feira (25)

CLIQUE AQUI e receba as notícias no WhatsApp

A delegada Luciane Bertoletti, titular da 3ª Delegacia de Polícia, vai participar do Linha Direta na noite desta quinta-feira (25). O programa vai falar sobre o Golpe dos Nudes.

Desde 2021, quando foi deflagrada a primeira fase da Operação X-COM coordenada por Bertoletti, foram mais de 130 prisões de criminosos que praticam o golpe. Na época, a polícia descobriu desvendou uma organização com núcleo em Esteio e que atuava em todas as regiões do Brasil

O programa vai ao ar na TV Globo às 23h.

Como funciona o golpe

A prática criminosa consiste da seguinte forma: em um primeiro contato por uma rede social ou por um aplicativo de mensagens uma pessoa jovem e bonita instiga a vítima a trocar mensagens de cunho sexual e fotos íntimas. Na sequência, outra pessoa se apresenta como pai da jovem, dizendo que a filha é menor de idade e a conduta da vítima se amolda ao crime de pedofilia.

Para não denunciar o caso para a polícia, o suposto pai exige depósitos em dinheiro. Na maioria das vezes, após o recebimento de valores, o extorsionário continua exigindo depósitos e transferências dizendo que haverá a necessidade de submeter sua filha a tratamento psicológico. Em um dos casos analisados, chegou a ser exigido dinheiro para o enterro da suposta adolescente que, em razão dos graves danos psicológicos sofridos, atentou contra a própria vida, praticando suicídio.

Segundo a polícia, é comum nesses casos a presença de uma quarta pessoa envolvida, que se apresenta como policial. Muitas vezes os criminosos usam fotos e nomes reais retirados das redes sociais, dizendo que está sendo registrada uma ocorrência, e que será expedido mandado de prisão contra a vítima, a deixando desesperada e fazendo com que deposite mais dinheiro aos golpistas.

Além da extorsão, os criminosos também ameaçam expor as fotos íntimas para a família da vítima e nas redes sociais.

A verdade é que, a partir do diálogo com a vítima os criminosos percebem qual o seu temor, dessa forma, ora interpretam a figura de um pai revoltado, ora de um Delegado ou Agente que irá tomar as devidas providências e, caso não dê certo, acabam ameaçando a vítima a expor suas fotos intimas para a própria família e em redes sociais.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!