Especialistas avaliam oportunidades no acordo Mercosul-UE

A perspectiva de um acordo comercial entre o Mercosul e a UniĂŁo Europeia Ă© uma oportunidade Ășnica e promissora para ambas as partes. Depois de mais de duas dĂ©cadas desde o inĂ­cio das negociaçÔes, a janela de oportunidade estĂĄ novamente aberta. Assim, nas prĂłximas semanas, o foco estarĂĄ nas negociaçÔes lideradas pela Espanha e pelo Brasil, que assumirĂŁo as presidĂȘncias da UE e do Mercosul, respectivamente. Esses dois paĂ­ses desempenharam um papel fundamental na mediação entre os diferentes pontos de vista e interesses das naçÔes envolvidas.

O relatĂłrio “Acordo Mercosul/UE: Uma nova oportunidade apĂłs anos de impasse, elaborado pela equipe global de Assuntos PĂșblicos da LLYC, analisa as principais vantagens econĂŽmicas e comerciais de um tratado que, uma vez assinado, permitirĂĄ que mais de 30 paĂ­ses comercializem livremente entre si em um mercado livre que crescerĂĄ de 500 milhĂ”es para 780 milhĂ”es de pessoas. Isso representa 20% do PIB mundial e 30% das exportaçÔes globais. 

Portanto, Ă© essencial que as empresas de ambos os blocos estejam preparadas para os desafios e as oportunidades desse novo ambiente de negĂłcios. Medidas como a redução de tarifas, a facilitação do comĂ©rcio e a promoção da cooperação em pesquisa e inovação sĂŁo apontadas no estudo como oportunidades de crescimento econĂŽmico e fortalecimento das relaçÔes entre os paĂ­ses. “A assinatura do acordo Mercosul/UE representa uma nova era de possibilidades para os paĂ­ses envolvidos. Nosso estudo visa fornecer informaçÔes valiosas sobre os impactos, setores promissores, obstĂĄculos e iniciativas do acordo, permitindo que as empresas se posicionem estrategicamente e maximizem os benefĂ­cios dessa parceria histĂłrica”, ressalta Flavia Caldeira, diretora sĂȘnior da LLYC Brasil.

No lado europeu, Portugal serå um dos países que mais se beneficiarå com o acordo comercial e os principais setores são: exportaçÔes, vinho, automóveis e PMEs.

JĂĄ entre os paĂ­ses do Mercosul, o Brasil obterĂĄ benefĂ­cios comerciais considerĂĄveis para vĂĄrios setores de sua economia: mĂĄquinas e peças automotivas, setores quĂ­mico e farmacĂȘutico, tĂȘxteis, calçados, produtos de higiene e beleza, laticĂ­nios, carne bovina e de aves, frutas e legumes e grĂŁos.

Apesar das vantagens inquestionĂĄveis do acordo UE/Mercosul, ele tem sofrido a oposição de vĂĄrios paĂ­ses e organizaçÔes. Entre os oponentes europeus estĂŁo a Áustria, a França, a Irlanda e a Holanda. Os principais motivos da divergĂȘncia entre os dois blocos tĂȘm a ver, acima de tudo, com motivaçÔes ambientais, agroalimentares e humanitĂĄrias. “A relação entre Mercosul e UniĂŁo Europeia apresenta um enorme potencial para as empresas de ambos os blocos. No entanto, Ă© essencial que elas estejam preparadas para os desafios e as peculiaridades desse novo ambiente de negĂłcios”, conclui Felipe Peleteiro, gerente de assuntos pĂșblicos da LLYC Brasil.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!