Muro de Escola em Canoas com risco de desmoronar Ă© parcialmente derrubado

Uma contenção provisória serå erguida pelo Município e a reconstrução serå feira pelo Estado

CLIQUE AQUI e receba as notĂ­cias no WhatsApp

Uma ação conjunta da Defesa Civil, Secretaria de Obras, e outros ĂłrgĂŁos municipais de Canoas realizaram na noite da Ășltima sexta-feira (26) a derrubada de parte do muro da Escola Estadual CĂŽnego JosĂ© LeĂŁo Hartmann, no bairro Guajuviras.

A remoção de uma parcela da estrutura teve o objetivo de eliminar o risco de queda sobre residĂȘncias prĂłximas ao local. “ConcluĂ­mos a parte que representava risco aos moradores e era onde passava o corredor de uma casa vizinha. A outra parte do muro, que tambĂ©m faz divisa com residĂȘncias, nĂŁo apresenta riscos iminentes. O nosso dever Ă© sempre cuidar e preservar a vida das pessoas”, explica o secretĂĄrio especial da Defesa Civil, Igor Souza.

Em razĂŁo de ser uma escola estadual, o governo do Estado do Rio Grande do Sul precisou autorizar o municĂ­pio para a derrubada com uso de mĂŁo de obra e maquinĂĄrio da Prefeitura.

As equipes realizaram um estudo de intervenção ainda no início da semana, com uma anålise do local e a elaboração de um plano de trabalho. Na quinta-feira, o prefeito Jairo Jorge contatou o Governo Estadual solicitando a liberação.

Com a autorização sinalizada, o processo pråtico ocorreu ao longo da sexta-feira (26). Ainda pela manhã, os moradores foram avisados e integrantes da Engenharia do Estado estiveram no endereço. A movimentação de måquinas teve início no período da tarde e a execução da derrubada começou no início da noite. Os trabalhos foram concluídos por volta das 21h30.

Uma contenção provisória serå erguida pelo Município e o processo de reconstrução ficarå sob a responsabilidade do Estado.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!