CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp
O 15° Batalhão de Polícia Militar (BPM), responsável pelo policiamento de Canoas e Nova Santa Rita, está em festa nesta sexta-feira (25). Ele comemora 41 anos de existência.
Mas, para contarmos essa história é importante dizer que a Brigada Militar (BM) sempre esteve presente em Canoas. Inclusive, há relatos de moradores mais antigos, que sempre era possível se deparar com um brigadiano pela cidade. Esses policiais integravam a 3ª Companhia (CIA) do 3° BPM, que até hoje existe e é responsável pelo policiamento de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.
Porém, com o rápido desenvolvimento de Canoas, no inicio dos anos 80 foi preciso pensar na criação de um batalhão nessa área. Por isso, o então governador do Rio Grande do Sul, José Amaral de Souza, assinou o decreto n° 30.816 em 25 de agosto de 1982. No ofício, ele declarava a criação do 15° BPM.
Além de Canoas, os policiais seriam responsáveis pelo patrulhamento de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Guaíba e Viamão. Nova Santa Rita não está nessa lista, porque na época, ainda não havia sido emancipada. Fato esse, que só viria a se tornar realidade, 10 anos depois. Com o passar dos anos, cada município foi ganhando o seu batalhão.
Mesmo antes do batalhão ser criado, o endereço da 3° CIA já era na Avenida Santos Ferreira, no bairro Estância Velha. Em um terreno de 13 hectares, os policiais estão instalados desde 23 de junho de 1983.
Estrutura nos dias de hoje
Atualmente, além da sede do 15° BPM, os moradores de Canoas podem encontrar os policiais pelas ruas da cidade ou nas sedes das companhias. A 1ª, atende a região do bairro Mathias Velho e os moradores de Nova Santa Rita, a 2ª atende a área das proximidades do bairro Niterói, a 3ª atende a área do Guajuviras e bairros próximos. Já a 4ª atende moradores do bairro Rio Branco e regiões próximas.