Comitiva da Guarda da Chama Crioula passa pela sede da Prefeitura em Canoas

A chegada da Chama Crioula será na abertura da Semana Farroupilha de Canoas, na quarta-feira (13), na Cancha de Tiro de Laço, no Parcão.

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

O culto às tradições gaúchas foi enaltecido na tarde desta segunda-feira (11), com a passagem da Comitiva da Guarda da Chama Crioula pelo Paço Municipal em Canoas. O ato contou com a participação de mais de 20 representantes de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) do município.

O presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), Jairo Lopes, entregou para o chefe de gabinete do Prefeito, Celso Pitol, uma placa de agradecimento alusiva aos festejos da 29ª Semana Farroupilha de Canoas, que será aberta na noite desta quarta-feira (13). “A Administração Municipal recebe com muito orgulho esta honraria pelos festejos da Semana Farroupilha de Canoas, que simboliza as raízes da nossa tradição”, declarou. Após a cerimônia, os tradicionalistas seguiram em cavalgada pelo Centro da cidade em direção ao CTG Estância Gaúcha, no bairro Mato Grande.

Semana Farroupilha

A chegada da Chama Crioula marcará a abertura da Semana Farroupilha de Canoas, na quarta-feira (13), às 23h45, na Cancha de Tiro de Laço, no Parque Eduardo Gomes (Parcão), no bairro Fátima. Com entrada gratuita, o evento seguirá até o dia 20 de setembro.

A programação contará com shows dos mais consagrados grupos tradicionalistas do Estado, entre eles: Tchê Guri, Tchê Barbaridade, Alma Gaudéria e os Monarcas. A festividade terá apresentações de Joca Martins, Graciele de Souza, Sandro Coelho, Sandro Oliveira, Carlos Baez, Raça de Ouro, Tranco Monarca, João Luiz Corrêa, Canção Nativa, Grupo Oh de Casa, Gurias Gaúchas, Leandro Cachoeira com participação especial de Marcelo Cachoeira, Cardeal Missioneiro e Recuerdos de Milonga.

Integração tradicionalista

As comemorações farroupilhas em Canoas reúnem 72 galpões de entidades tradicionalistas. O diferencial da cidade é que as estruturas são permanentes no Parque do Gaúcho, o que facilita o acesso dos gaudérios. Nos galpões estão reunidos Centro de Tradições Gaúchas (CTGs), Departamento de Tradições Gaúchas (DTGs), Grupo de Pesquisa Folclórica (GPF), Grupo de Artes Gaúchas (GAG) e piquetes. A festividade é realizada em parceria com a Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC) e da Coordenadoria da 12ª Região Tradicionalista.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!