CANOAS: Falcão e tigres-d’água-brasileiras são soltos na natureza

A ação de soltura foi realizada pela equipe do MiniZoo de Canoas

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

A equipe do Zoológico Municipal de Canoas (MiniZoo) realizou a soltura de um falcão quiriquiri (Falco sparverius), encontrado próximo a uma edificação em uma empresa, e de duas tigres-d’água-brasileiras (Trachemys dorbigni), que estavam em cativeiro ilegal. Após avaliação e reabilitação, a equipe técnica percebeu que os animais estavam aptos para voltar à natureza.

O falcão, que chegou no dia 28 de setembro ao MiniZoo, passou por avaliação e exames, quando foi observada uma luxação na asa. Durante o período, ele foi tratado e logo após passou por treinamento de voo. A espécie desempenha um importante controle de populações de cobras, lagartos, roedores, morcegos, filhotes de aves e insetos como cupins.

Já as tigres-d’água-brasileiras estiveram em cativeiro ilegal por curto período de tempo antes de chegar ao zoológico. Elas também passaram por processo de reabilitação. De acordo com a veterinária Carolina Depelegrin, essa época do ano é o período de postura, que vai de setembro a fevereiro. “Esse é o momento em que elas saem das proximidades dos cursos d’água para colocar seus ovos e acabam se expondo em rodovias e sendo atropeladas. Desta forma, se encontrar alguma em via pública, você pode ajudar evitando um acidente deslocando o animal no mesmo sentido em que ele estava indo. Outro ponto importante é que essa espécie não necessita do cuidado dos pais, portanto, não é necessário recolher o animal e nem se deve levar para casa, pois cativeiro ilegal é crime”, reforça.

A bióloga do MiniZoo Renata Gautier destaca que a espécie se encontra na Lista Vermelha de Animais Ameaçados de Extinção na categoria Quase Ameaçada, já se encaminhando para vulnerável. “São animais que vivem cerca de 30 anos e, muitas vezes, quando adotados de forma incorreta, como pets, acabam sendo abandonados e soltos em cursos d’água de qualquer forma, o que pode comprometer a saúde dos animais de vida livre, levando patógenos e parasitas”, explica.

Como pedir ajuda para resgatar animais silvestres feridos? 

O Zoológico Municipal de Canoas, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, prioriza a reabilitação e a devolução dos animais silvestres para a natureza. Muitas vezes, eles não têm condições de retornar para seu habitat natural e precisam permanecer no espaço. No caso de encontrar animais silvestres feridos ou em risco, contate a equipe para mais orientações pelo fone/WhatsApp: (51) 99787-1078.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!