CANOAS: Cidade teve mais de 200 casos de dengue; Três bairros concentram o maior número de casos

A equipe de zoonoses da SMS, com apoio dos agentes de combate a endemias, está visitando imóveis com o objetivo de eliminar os focos encontrados

CLIQUE AQUI para receber as notícias pelo WhatsApp

Canoas registrou 212 casos de dengue em 2023. O dado é do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Canoas (SMS).

LEIA MAIS NOTÍCIAS: CANOAS: Polícia Civil faz operação contra grupo investigado por furtar R$ 10 milhões de empresa

Os bairros com maior incidência de casos, são: Estância Velha, Gujauviras e Mathias Velho.

Combate

A equipe de zoonoses da SMS, com apoio dos agentes de combate a endemias, está visitando imóveis com o objetivo de eliminar os focos encontrados.

Os agentes que realizam as abordagens estão devidamente identificados e uniformizados. “É fundamental que a população permita o acesso dos agentes aos seus imóveis e acate as orientações prestadas por eles. Por isso, precisamos de esforço mútuo para evitar uma eventual epidemia em Canoas”, ressalta a diretora de Atenção à Vigilância em Saúde da SMS, Simone Rodrigues.

Durante a ação, também são realizados trabalhos de fiscalização sanitária e conscientização dos moradores. Caso as equipes identifiquem um possível foco de dengue, acontece a coleta das larvas, que são encaminhadas para identificação em laboratório.

Prevenção

O mosquito Aedes aegypti se prolifera em depósitos de água limpa como garrafas, pneus velhos, piscinas, caixas d’água sem tampa, latas, ralos, calhas, cisternas, vasos e potes de água de animais. Todos esses locais servirão para a fêmea do mosquito depositar seus ovos, que, em contato com a água e condições ideais, como alta temperatura e alta umidade, em sete dias se transformam em novos mosquitos adultos.

Por isso, o trabalho de prevenção à dengue é fundamental. É responsabilidade do cidadão controlar seu imóvel, descartando o lixo adequadamente, não acumulando entulhos e limpando os recipientes de água. Tirar as condições que favoreçam a proliferação do mosquito é o método mais eficaz de controle e combate ao Aedes e às doenças transmitidas por ele.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são dor de cabeça, dor muscular, dor atrás dos olhos, febre alta, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral. Caso perceba algum desses sintomas, procure uma unidade de saúde ou UPA. É fundamental ter um diagnóstico rápido para um tratamento oportuno, a fim de evitar o agravamento da doença.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!