CANOAS: Brasília reconhece situação de emergência após temporal de janeiro e FGTS poderá ser liberado; Entenda

O decreto havia sido instituído no município, no dia seguinte ao evento climático extremo

CLIQUE AQUI para receber as notícias
no WhatsApp

Canoas teve reconhecida a situação de emergência em virtude das fortes chuvas e vendaval do último dia 16 de janeiro. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional, publicou a portaria em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) da terça-feira (20).

O decreto havia sido instituído no município, no dia seguinte ao evento climático extremo, pelo prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques, em 17 de janeiro. Somente neste mês de fevereiro o Governo do Estado do Rio Grande do Sul reconheceu a situação.

Classificado com nível II, o documento possibilita o Saque Calamidade do FGTS por parte da população atingida pelo fenômeno. Segundo o secretário adjunto do Escritório de Resiliência Climática (Eclima) e Defesa Civil, Igor Sousa, ao longo desta quarta-feira (21) será divulgada a plataforma para os canoenses interessados no benefício cadastrarem as informações.

Sobre o fenômeno

Descrita como tempestade severa, a instabilidade que atingiu o município na noite de 16 de janeiro, resultou em diferentes danos em pontos específicos da cidade. Foram registrados volumes de chuva superiores a 80 milímetros e rajadas de vento de mais de 100 km/h. O pico do fenômeno ocorreu entre 22 e 23 horas.

Segundo balanço da Defesa Civil de Canoas, o evento climático afetou 8.800 pessoas e atingiu 2.200 residências. O número foi comunicado pelo órgão junto ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) do Sistema Nacional e Proteção e Defesa Civil do Governo Federal.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!