CANOAS: Mais de 800 casos de Covid confirmados em 2024; Secretaria de Saúde alerta para cuidados

A pasta também monitora o número de casos

CLIQUE AQUI para receber as
notícias pelo WhatsApp

Conforme a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Canoas, neste início de ano e em virtude das aglomerações no carnaval, algumas doenças podem aparecer com uma frequência maior. Entre elas está a covid-19, especialmente considerando o cenário epidemiológico de circulação de variantes muito transmissíveis. Dessa forma, é importante que a população reforce o uso de máscaras em ambientes de maior risco, principalmente nos locais de atendimento em saúde.

De 1º de janeiro a 29 de fevereiro deste ano, a cidade registrou 843 casos positivos para Covid e 11 óbitos. O número é menor que os 1.271 do mesmo período no ano passado, com 14 mortes. As equipes da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Canoas lembram que a população deve continuar atenta aos sinais, que podem ser semelhantes a outras doenças, como a dengue: febre, dor de cabeça e dor no corpo, por exemplo.

A covid-19 caracteriza-se por sintomas respiratórios, como dor de garganta e coriza, que não estão presentes em casos de dengue. Pessoas com manifestações compatíveis com essas doenças devem buscar atendimento nos serviços de saúde e seguir as orientações médicas. A vacinação em dia é a melhor forma de prevenir as formas graves da covid-19, principalmente nas populações mais vulneráveis. Quem estiver com alguma dose em atraso colocar o imunizante em dia.

“Comparando o mesmo período de 2024 com o ano de 2023, tivemos menos casos. No entanto, no ano passado, tínhamos testes disponíveis para todos os pacientes sintomáticos no município. A partir de fevereiro de 2024, o Município passou a seguir a recomendação da Nota Informativa Conjunta do CEVS/SES-RS nº 23/2023, atualizada em 29/02/2024, que trata sobre a atualização das recomendações de testagem para covid-19, e prevê que os testes rápidos sejam realizados apenas nos grupos prioritários: idosos, indígenas, pacientes com múltiplas comorbidades, imunocomprometidos, gestantes e crianças com idade menor ou igual a 12 anos”, informa Rosana Sperb, enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Canoas.

A profissional lembra que, além da covid, há a circulação de outros vírus respiratórios como Influenza A, B e VSR que não são testados na rede pública. “Reforçamos a importância da população usar máscaras, reduzir aglomerações, assim como manter em dia a vacinação para prevenir a doença. Se essas medidas não forem seguidas poderemos ter um aumento nos casos nos próximos meses”, avalia Rosana.

Saiba mais:

  • A covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. Outros sinais menos comuns e que podem afetar alguns pacientes são: perda de paladar ou olfato, congestão nasal, conjuntivite, dor de garganta, dor de cabeça, dores nos músculos ou juntas, diferentes tipos de erupção cutânea, náusea ou vômito, diarreia, calafrios ou tonturas.
  • A Secretaria de Saúde informa que a população conta com a testagem covid nas Unidades de Saúde mediante acolhimento e avaliação das equipes de saúde da família, nos seguintes locais: Unidades de Saúde Santa Isabel, Guajuviras, São Vicente, Estância Velha, Harmonia, Mathias Velho, União, Niterói, Nova Niterói, Fátima, Mato Grande, Rio Branco e UPA do Idoso, no bairro Rio Branco.
  • Canoas disponibiliza além da testagem de teste rápido, o RT PCR para o grupo citado acima nas UPAs Boqueirão e Rio Branco, mediante prescrição médica.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!