CANOAS: CAPS 24h celebra 10 anos de atividades

Canoas é a primeira cidade do Estado a ter CAPS 24H

CLIQUE AQUI para receber as notícias
no WhatsApp

O CAPS 24H de Canoas, completou 10 anos de atividades. A celebração aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), no CAPS AD Amanhecer. O evento foi marcado por diversas atividades, como roda de capoeira, integração e vivência com músicas e maquiagem. Ao meio-dia, um almoço coletivo reuniu cerca de 100 pessoas, entre funcionários e usuários do serviço.

Em Canoas, o serviço de saúde mental funciona desde 1992. A partir de 2014, foi introduzido no município o CAPS 24h, o que fez da cidade a primeira do Estado a ter três unidades 24 horas abertas simultaneamente. “Temos muito carinho com essa data, porque nosso município tem uma trajetória na reforma psiquiátrica, na saúde mental. Somos precursores, começamos com os CAPS desde a década de 1990, então é um momento de comemorar. Temos muito ainda para fazer, mas é uma data muito importante para todos nós”, afirmou a servidora pública e assistente social Sara Cristina Cougo.

Fazendo a diferença

Jorge Oliveira, 40 anos, usuário do CAPS Amanhecer há mais de seis anos, relata o suporte que a unidade oferece para sua vida. “Eu faço parte da geração de renda do CAPS, eu trabalho com as vendas também, gosto muito disso. Agora entrou a nova oficina de pão aqui, que é uma coisa que muita gente precisa. Me ajuda no meu dia a dia, me ajuda a me manter sóbrio. Pra mim o CAPS é um lugar onde todos parecem uma família”, ressaltou.

Sobre os CAPS

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave persistente e pessoas com uso prejudicial de álcool e outras drogas. Oferecem atendimento por equipe multiprofissional e são “portas abertas”, ou seja, para acessar os serviços, o usuário pode buscar acolhimento das 8h às 18h.

Os CAPS são organizados por território, conforme o bairro de moradia do usuário. Para crianças e adolescentes menores de 18 anos, a referência é o CAPS infanto-juvenil Arco Íris. É importante que o usuário seja acompanhado pela sua UBS de referência. Em Canoas, a população conta também com o Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (CERTEA) e o Centro de Referência no Atendimento Infanto Juvenil (CRAI), local de acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência encaminhadas pelo Conselho Tutelar.

Confira aqui https://www.canoas.rs.gov.br/servicos/caps-centros-de-atencao-psicossocial/

o endereço e informações sobre o atendimento dos CAPS

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!