CHUVAS NO RS: “Ventos podem formar até tornados”, afirma Leite sobre condições severas nos próximos dias

São esperados mais 150 milímetros até o fim de semana totalizando acima de 300 milímetros no mês

O governador Eduardo Leite divulgou um vídeo nesta terça-feira (30), nas redes sociais alertando sobre a previsão de ventos e chuvas fortes no Rio Grande do Sul. Nos próximos dias, a previsão foi realizada com base nas informações da Sala de Situação do governo.

LEIA MAIS SOBRE CHUVAS NO RS:

Municípios da Campanha já registraram 200 milímetros de chuva e são esperados mais 150 milímetros até o fim de semana, totalizando acima de 300 milímetros no mês.

Antes de mais nada, o boletim indica que quarta-feira (1º) será o dia mais crítico, com risco de tempestades isoladas, chuva intensa, ventos fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo em várias regiões, incluindo Campanha, Missões, Centro, Sul, Costa Doce, Vales e Região Metropolitana do Estado.

Condição severa

Contudo, as chuvas podem variar de 60 a 80 mm, podendo ultrapassar os 120 mm em algumas áreas, acompanhadas de rajadas de vento entre 60 a 80 km/h, podendo chegar a mais de 100 km/h em pontos específicos do Estado.

Conforme o governador ainda menciona que não há como precisar o que pode acontecer no RS, podendo haver até formação de tornados: “(…) neste momento, ainda, todos os efeitos que acontecerão em rios especificamente ou onde ventos possam formar até tornados. Especificamente, em algumas condições, isso pode vir acontecer por ventos fortes no Estado, ao longo dessa semana.”

“Infelizmente o pior está por vir”

O meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alertou para a intensificação da chuva no Rio Grande do Sul nas próximas 36 horas.

Segundo Marcelo, a situação deve piorar nos próximos dias, onde os volumes de água podem ultrapassar os 100 milímetros em algumas regiões e alcançar até 300 milímetros em determinados pontos do Estado entre a madrugada da próxima quarta (1º) e tarde da próxima quinta-feira (2).

Em decorrência deste volume elevado de chuva aumenta o risco de enchentes e cheias. , com preocupações adicionais relacionadas à possibilidade de queda de granizo e raios. Algumas áreas do Rio Grande do Sul já registaram. São elas: Região Central e em cidades da Região Metropolitana e Fronteira Oeste, como Quaraí, onde já choveu 120 milímetros nos últimos dias.

Quando o tempo deve melhorar?

De acordo com o INMET, a partir da próxima sexta-feira (3), a chuva deverá perder intensidade. Primeiramente, ela começa a se deslocar em direção a Santa Catarina, enquanto ainda se espera precipitação em menor escala em boa parte do Rio Grande do Sul. Além da chuva, o alerta do Inmet abrange a possibilidade de ventos fortes, granizo e ocorrência de raios.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!