29.3 C
Canoas
13 de dezembro de 2024

Defesa Civil emite alerta de risco meteorológico severo para o Rio Grande do Sul

Segundo a previsão, ele está em vigência até a próxima sexta-feira (3)

A Defesa Civil emitiu um alerta de risco meteorológico severo para grande parte do Rio Grande do Sul incluindo Canoas e outras cidades da Região Metropolitana. Segundo a previsão, ele está em vigência até a próxima sexta-feira (3). 

Nesta quarta (1°), conforme o monitoramento da Sala de Situação do Governo do Estado as chuvas devem seguir intensas nas regiões Metropolitana, Sul, Missões, Centro, Vales, Serra e Litoral. Os acumulados devem ficar entre 80 e 150mm, mas podem passar dos 200mm/dia no Oeste, próximo da Campanha, Centro do Estado, Vales e Grande Porto Alegre. Os ventos sopram com rajadas que podem chegar a 80km/h. 

Já na próxima quinta-feira (2), as chuvas intensas persistem nas mesmas regiões. Os volumes variam entre 90 e 130mm/dia podendo passar dos 250 mm/dia na Região Metropolitana, Serra, Centro e Vales. 

Na sexta (3), a tendência é que as instabilidades sigam atuando na Metade Norte do Rio Grande do Sul. No Noroeste, Norte, Nordeste e Litoral Norte, os acumulados variam entre 50 e 70mm/dia. O vento perde força e pode chegar a até 50km/h. 

“A condição hidrológica atual é de níveis elevados em decorrência dos volumes precipitados e com tendências de manutenção destas elevações em praticamente todos os rios do Estado, com destaque dos rios Jacuí, Taquari e Capi, que já atingiram a cota de inundação e devem manter essa condição em função da previsão de altos volumes de chuva para os próximos dias”, diz o órgão em nota. 

“Infelizmente o pior está por vir”

O meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alertou para a intensificação da chuva no Rio Grande do Sul nas próximas 36 horas. A informação foi confirmada durante entrevista para GZH.

Conforme Marcelo, a situação deve piorar nos próximos dias, onde os volumes de água podem ultrapassar os 100 milímetros em algumas regiões e alcançar até 300 milímetros em determinados pontos do Estado entre a madrugada da próxima quarta (1º) e tarde da próxima quinta-feira (2).

Por causa deste volume elevado de chuva aumenta o risco de enchentes e cheias. , com preocupações adicionais relacionadas à possibilidade de queda de granizo e raios. Algumas áreas do Rio Grande do Sul já registaram. São elas: Região Central e em cidades da Região Metropolitana e Fronteira Oeste, como Quaraí, onde já choveu 120 milímetros nos últimos dias.

LEIA MAIS

Quando o tempo deve melhorar?

De acordo com o INMET, a partir da próxima sexta-feira (3), a chuva deverá perder intensidade. Primeiramente, ela começa a se deslocar em direção a Santa Catarina, enquanto ainda se espera precipitação em menor escala em boa parte do Rio Grande do Sul. Além da chuva, o alerta do Inmet abra

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!