Defesa Civil monitora previsões de chuvas intensas para esta semana

Algumas regiões podem registrar volumes superiores a 100 milímetros

A Defesa Civil do Estado emitiu um comunicado de chuva intensa. Um grande volume está prevista para o Rio Grande do Sul entre os dias 14 e 17 de junho. Algumas regiões podem registrar chuva superior a 100 milímetros no período.

Nesta segunda-feira (10), está prevista chuva fraca para as regiões Sul e Campanha, com possibilidade de chuviscos na Capital. O tempo ficará firme e quente em todo o Estado até a próxima sexta-feira (14), quando uma nova frente fria se formará na Argentina e avançará em direção ao Rio Grande do Sul, causando instabilidade em todas as regiões.

Defesa Civil monitora previsões de chuvas intensas para esta semana: quando a chuva forte inicia?

A chuva terá início na Metade Sul na sexta-feira e, posteriormente, se estenderá para a Metade Norte durante o final de semana. Nas regiões das Missões, Centro e Noroeste, é possível que ocorram registros de chuva entre 50mm e 120mm.

Enquanto isso, na Região Metropolitana, na Região dos Vales e na Serra, os volumes podem variar entre 45mm e 75mm. Além disso, previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o próximo sábado (15) está sendo antecipado como o dia mais chuvoso.

Onde a chuva será mais intensa?

Os modelos meteorológicos ainda não determinam com precisão as áreas que receberão mais chuva e os volumes esperados para o final de semana. As informações são do meteorologista Murilo Lopes, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em entrevista para GZH.

A Defesa Civil garantiu que continuará monitorando e atualizando as condições hidrometeorológicas. Além disso, conforme o órgão, a frente fria fará com que a temperatura diminua em todo o Estado. Porém, não se espera um retorno ao frio típico do outono, apenas uma redução nos termômetros próximos dos 30ºC.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!