12.6 C
Canoas
17 de setembro de 2024

Vereadores aprovam lei para manter passe livre no transporte coletivo em Canoas

Vereadores aprovam lei para manter passe livre no transporte coletivo em Canoas em resposta a situação de Calamidade Pública na cidade

A Câmara de Vereadores de Canoas aprovou, de forma unânime, nesta quinta-feira (1°) um projeto de lei para concessão de subsídio ao transporte coletivo municipal. A medida, de acordo com o texto, é uma resposta a situação de Calamidade Pública decretada por causa da enchente que atingiu a cidade em maio.

O projeto é de autoria do Executivo Municipal. Na prática, com ele, a prefeitura mantém o passe livre nos ônibus da Sogal. O objetivo é diminuir os impactos econômicos e sociais que a enchente causou na população.

Veja os principais pontos do Projeto de Lei aprovado pelos vereadores de Canoas

De acordo com o texto, a lei permite que o Município conceda subsídios tarifários ao transporte público. A ação visa facilitar o acesso da população ao serviço essencial.

Além disso, o subsídio será concedido diretamente à concessionária do serviço de transporte coletivo. Ele será calculado com base no número de usuários subsidiados e no valor da tarifa técnica que será fixado pelo Executivo Municipal através de decreto.

Qual a duração da lei?

Conforme a Câmara de Vereadores, a lei terá validade enquanto vigorar o Estado de Calamidade Pública. O subsídio será financiado com a abertura de crédito adicional suplementar na Lei Orçamentária de 2014, utilizando recursos do Fundo Livre.

O prefeito Jairo Jorge destacou a importância da medida, afirmando que ela é “essencial para garantir a continuidade dos serviços públicos e apoiar a população de Canoas em um momento de grande fragilidade socioeconômica”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!