Amigos e familiares se despedem da moradora de Canoas que morreu em acidente da VoePass. A cerimônia aconteceu no último domingo (18).
O funeral, que aconteceu em Porto Alegre, encerrou as homenagens para Débora Soper Ávila, moradora do bairro Fátima, em Canoas e uma das 62 vítimas fatais do acidente aéreo com uma aeronave da Voepass, ocorrido no dia 9 de agosto em Vinhedo, no interior de São Paulo.
LEIA MAIS:
- Semana terá calor, chuva e ciclone no Rio Grande do Sul; Veja a previsão
- Encerrado prazo que evitava recolhimento de veículos em caso de irregularidades após enchente; Entenda
- Governo Estadual começa a pagar devolução do ICMS para atingidos pela enchente; Entenda
Amigos e familiares se despedem da moradora de Canoas que morreu em acidente da VoePass: homenagens de entes queridos
A cerimônia contou com a presença de cerca de 300 pessoas, incluindo amigos, familiares, professores da escola de aviação onde Débora se formou, além de comandantes, aeronautas, colegas de trabalho e representantes da Voepass. Esta informação foi confirmada por seu irmão, Luigi Soper, conforme a reportagem do Correio do Povo. Logo após o velório, Débora foi cremada.
“Foi promovida para anjo”
Em entrevista ao Correio do Povo, Luigi Soper descreveu a cerimônia como “linda e emocionante” e expressou: “Débora, de comissária, agora foi promovida para anjo. Sempre no céu, mas nunca deixando de ser o nosso chão.” Aos 28 anos e formada em Recursos Humanos, Débora, conforme a família, trabalhava na Voepass desde março de 2023. Ela possuía uma rica herança familiar na aviação, com seu avô paterno tendo servido como paraquedista do exército polonês durante a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, vindo como refugiado para o Rio Grande do Sul.
Canoas em luto
Pelas redes sociais, o prefeito Jairo Jorge manifestou seu pesar: “A tragédia com o voo da VoePass comove todo o Brasil. Um dia triste e que nos traz profundas reflexões sobre a vida. Infelizmente, entre as 61 vítimas estavam uma gaúcha, comissária, Débora Soper Ávila, moradora aqui da nossa querida cidade de Canoas. Nossa oração para que Deus conforte o coração de todos neste momento de profunda dor”.
Confira a nota completa do prefeito
“Neste momento de profunda dor, Canoas se une em solidariedade ao povo de Cascavel e às famílias das 61 vítimas da trágica queda do avião em Vinhedos – SP. Sabemos o quanto o apoio mútuo é essencial em tempos difíceis. Cascavel esteve ao nosso lado durante as enchentes de maio, estendendo suas mãos solidárias quando mais precisávamos. Hoje, com o coração apertado, queremos retribuir esse gesto de compaixão e dizer que estamos com vocês.
Que a força e a união possam trazer algum conforto em meio a tanto sofrimento.”
As outras vítimas
Além de Débora, o acidente também vitimou outros gaúchos. André Armindo Michel, de 52 anos, natural de Campo Bom; Diogo Ávila, de 42 anos, nascido em Pelotas; e Daniela Schulz Fodra, de 30 anos, de Santa Rosa, estavam a bordo da aeronave que partiu de Cascavel (PR).
Por fim, na última sexta-feira (16), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que está colaborando com a Voepass para implementar medidas que assegurem a normalidade das operações da companhia após o acidente. A Anac intensificará o monitoramento da empresa para garantir a qualidade dos serviços prestados.
Além disso, na última quinta-feira (15), um problema elétrico forçou outro avião da Voepass, que vinha de Rio Verde em Goiás e tinha como destino Guarulhos em São Paulo, a realizar um pouso técnico no aeroporto de Uberlândia, no interior de Minas Gerais. Ainda, conforme a Anac, esse incidente não configurou uma pane.