Três postos de saúde atingidos pela enchente em Canoas foram reabertos nesta semana após reformas. Na lista, está a Unidade de Saúde (US) Cerne, no bairro Harmonia. O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) apoiou a recuperação da estrutura e de equipamentos da unidade.
O Sesi-RS, que integra o sistema da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), participou da limpeza da US, das obras de recuperação com serviços de alvenaria, pinturas e instalações hidráulicas e elétricas.
LEIA MAIS:
- Projeto vai promover doações de óculos para crianças vítimas da enchente em Canoas
- Nova frente fria vai derrubar temperaturas no Rio Grande do Sul; Veja a previsão
- Trensurb diminui intervalos entre viagens para atender Expointer
De acordo com o presidente da Fiergs, Claudio Bier, a reinauguração da Unidade de Saúde Cerne marca o compromisso da instituição com a reconstrução do Rio Grande do Sul após a enchente. “Um dos pilares centrais da nossa administração é justamente o apoio às comunidades afetadas pelas cheias e a reconstrução das fábricas, indispensáveis para a geração de emprego e renda”, lembra Bier.
Aquisição de equipamentos
O Sesi, além de realizar a limpeza e obras de alvenaria, também participou da aquisição de 206 itens para reequipar o posto de saúde. Na lista, estão desde mobiliários até equipamentos médicos e gabinetes odontológicos.
Quais postos de saúde de Canoas atingidos pela enchente já foram reabertos?
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta semana, foram reabertas três unidades de saúde atingidas pela enchente. Na lista, estão as USs Fátima, Rio Branco e, por fim, a Cerne. Todas passaram por reformas na estrutura.
Apoio à reconstrução do Estado
Ainda, de acordo com o Sesi, a iniciativa integra um conjunto de ações que tem o objetivo de apoiar a reconstrução do Estado utilizando recursos financeiros da indústria. Desde o inicio da situação de calamidade provocada pela enchente, a instituição já instalou 79 tendas em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Além disso, está disponibilizando 14 unidades móveis e mais de uma centena de profissionais de saúde para reforçar o atendimento médico.