20.5 C
Canoas
15 de dezembro de 2024

Seguro-desemprego paga mais mulheres por ano; Como solicitar

O Seguro-desemprego no Brasil paga mais mulheres por ano, segundo um estudo feito pela A LCA Consultores, que revelou os dados.

O Seguro-desemprego no Brasil paga mais mulheres por ano. A LCA Consultores realizou um estudo que revelou que a demanda atual por seguro é composta principalmente por pessoas mais velhas, mulheres e indivíduos com maior nível de escolaridade. Assim sendo, eles concedem esse benefício por até cinco meses após uma demissão sem justa causa.

Trabalhadores que foram demitidos sem justa causa e tinham registro em carteira podem acessar o seguro-desemprego. Para receber o benefício pela primeira vez, o trabalhador deve ter pelo menos 12 meses de serviço na mesma empresa.

LEIA MAIS:

Os beneficiários podem receber entre 1 salário mínimo, atualmente R$ 1.412, e o valor máximo do programa, que em 2024 é de R$ 2.313,74. Empregadas domésticas, pessoas resgatadas da escravidão e aqueles que recebem o seguro-defeso têm direito apenas ao valor mínimo.

Quem são os principais beneficiários do seguro-desemprego?

A pesquisa da LCA Consultores mostra que mulheres, pessoas mais velhas e indivíduos com maior escolaridade predominam entre os solicitantes do benefício.

Escolaridade: Em dezembro de 2011, trabalhadores com ensino médio incompleto representavam 51,3% dos pedidos. Em julho de 2024, trabalhadores sem ensino médio completo eram 23,6% do total de solicitações.

Idade: O estudo aponta que 32% dos pedidos de seguro vieram de pessoas com mais de 40 anos. Indivíduos com idades entre 30 e 39 anos realizaram 31,28% das ações. Pessoas entre 18 e 24 anos fizeram 17,62% das solicitações.

Embora não tenham divulgado números específicos sobre as solicitações feitas por mulheres, confirmaram que elas são a maioria.

Os pesquisadores indicam que, em 2025, a demanda por seguro deve continuar aumentando.

Como solicitar o seguro?

O trabalhador pode fazer a solicitação de seguro-desemprego por três meios, desse modo, sem precisar comparecer pessoalmente.

Assim sendo, ao solicitar, é necessário cadastrar uma conta corrente, informando a agência e o número da conta.

  • Portal Gov.br
  • Aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS
  • Presencialmente, nas Superintendências Regionais do Trabalho, mediante agendamento pela central 158.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!