O estado da Bahia registrou seis casos de botulismo neste ano, uma doença grave resultante da ingestão de alimentos contaminados.
De acordo com a Secretaria de Saúde, duas pessoas morreram por causa da doença, há ainda outros cinco casos confirmados e um ainda sob investigação para 2024.
LEIA MAIS:
- Saiba o que é Salmonella que fez Anvisa suspender lote de balas
- Leite em pó suspenso pela Anvisa causou morte de bebê
- Anvisa proíbe uso de termômetro com coluna de mercúrio, entenda
Após a investigação, os pesquisadores revelaram que quatro dos cinco pacientes diagnosticados consumiram mortadela de frango no dia anterior ao surgimento dos sintomas.
As autoridades notificaram os casos confirmados nas cidades de Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Salvador e Cícero Dantas.
Atualmente, três pacientes permanecem internados no Instituto Couto Maia, em Salvador, enquanto um já recebeu alta médica. As duas vítimas fatais são de Campo Formoso e da capital baiana.
O que é o botulismo
O botulismo se caracteriza pela paralisia flácida aguda e é causado pela toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria vive em solo, água e em alguns alimentos, especialmente aqueles que estão mal conservados.
Além disso, a doença afeta os motoneurônios do sistema nervoso central, além de provocar sintomas como visão turva e boca seca.
Prevenção
A prevenção envolve práticas seguras de conservação de alimentos, como a pasteurização, ou fervura e a adequada higienização durante o preparo.