O Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) reabre na próxima segunda-feira (30). A instituição está fechada desde o dia 3 de maio, quando o bairro Mathias Velho foi atingido pela enchente.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a retomada dos atendimentos irá ocorrer a partir do 12h de forma parcial. Assim, neste primeiro momento, a instituição irá operar com três consultórios médicos, sala de estabilização, 12 leitos de observação e 34 leitos de internação, além de laboratório e raio x.
LEIA MAIS:
- Cinema canoense cobrará ingressos por apenas R$12 até outubro; Saiba qual
- No bairro Fátima, a polícia prendeu um homem após ele bater na mulher durante uma briga
- Brigada Militar faz em Canoas uma das maiores apreensões de cocaína da história
Além disso, na primeira fase da retomada, a equipe atenderá apenas casos de baixa e média complexidade. Eles estabilizarão pacientes com maior grau de risco e os transferirão imediatamente para o Hospital Universitário ou o Hospital Nossa Senhora das Graças.
“A retomada dos serviços de forma progressiva é fundamental para a reconstrução da saúde em Canoas. Estamos tomando todas as medidas necessárias para entregar o hospital à população. Somente com o governo federal, já garantimos mais de R$ 50 milhões para a instituição, que é referência para cerca de 100 municípios do estado. Acreditamos que com o esforço conjunto dos entes públicos e privados, em dezembro o hospital estará funcionando a pleno”, destaca Mauro Sparta, secretário municipal de Saúde.
O retorno parcial contará com cerca de 60 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social.
Quando o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) voltará a funcionar de forma plena?
De acordo com a SMS, a estimativa é que o HPSC volte a funcionar de forma plena no dia 17 de dezembro. Para essa retomada, a equipe vai recuperar todo o bloco cirúrgico, a UTI e os demais equipamentos hospitalares, como tomógrafos e ecografia.