No fim da manhã deste domingo (6), foi a vez do candidato Rodrigo Cebola, do Psol, registrar seu voto nas eleições municipais de Canoas. A Agência GBC, que está acompanhando o desenrolar do pleito, conversou com o candidato à prefeitura. Rodrigo Cebola se mostrou animado com o dia decisivo, afirmando que gosta de ver amigos e eleitores exercendo sua cidadania. “O pessoal está empolgado”, destacou o candidato, demonstrando otimismo com a participação popular.
Cebola também falou sobre o impacto das eleições, acreditando que este é um momento de transformação para a cidade. “O pessoal após essa eleição nunca mais será o mesmo aqui em Canoas”, afirmou, destacando a importância das mudanças que estão por vir. Como muitos candidatos à prefeitura, ele também se mostrou confiante na possibilidade de um segundo turno, afirmando que os eleitores buscam renovação. “A gente tá rumando ao segundo turno, e a gente pensa que Canoas não quer os mesmos”, concluiu.
LEIA MAIS:
- Valor da multa por não votar pode passar dos R$140; Saiba como justificar
- Qual a função de um vereador?
- Saiba quais são as funções de um prefeito?
Com o voto de Rodrigo Cebola, encerram-se as votações dos seis candidatos que disputam a prefeitura de Canoas. Agora, resta aguardar o resultado que será divulgado no início da noite. Continue acompanhando a cobertura da Agência GBC para saber se haverá um segundo turno e para obter todas as atualizações sobre as eleições municipais!
Números das eleições em Canoas
Considerada a maior cidade da Região Metropolitana, Canoas tem 347.657 habitantes. Destes, 259.585 são eleitores aptos a votarem neste domingo (6), o que transforma a cidade no terceiro maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul.
A maior parte do eleitorado canoense é formado por mulheres: 53 contra 47% de homens. Além disso, a faixa etária com mais eleitores é a de 40 a 44 anos. Eles representam mais de 10% do número de moradores aptos a votar.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, nas eleições de 2024, Canoas tem seis candidatos à prefeito. Além disso, 342 candidatos se registraram para disputar às 21 vagas da Câmara de Vereadores.