Moradores de 214 cidades brasileiras já conhecem os seus prefeitos eleitos. O motivo é que estes municípios têm apenas um candidato registrado para as eleições municipais de 2024.
Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), sendo assim, essa situação representa o maior número de candidaturas únicas nas últimas sete eleições.
Comparando com 2020, o número de cidades com apenas um candidato dobrou. Além disso, a maioria dessas cidades está localizada no Rio Grande do Sul, que possui 43 municípios, seguido por Minas Gerais (41), São Paulo (26) e Goiás (20). Desse modo, entre as cidades gaúchas, destacam-se Harmonia, Feliz e Tupandi, além de outras como Barra Funda e Santa Tereza.
LEIA MAIS:
- Novo pente-fino no Bolsa Família irá eliminar diversos benefíciarios; Entenda
- Cadastro no CadÚnico garante mais de R$ 3 mil em benefícios; Veja como conseguir
- Concurso Correios: Veja quando será publicado edital
Aumento das eleições com apenas um candidato
Esse fenômeno tem se intensificado ao longo dos anos. Assim, as eleições de 2024 marcarão o pico de candidaturas únicas desde o ano 2000, refletindo uma queda no número total de candidatos. Além disso, em 2024, serão 15.441 candidatos, em comparação com 19.379 em 2020, representando uma redução de 20,3%.
Nas cidades com apenas um candidato, dessa forma, a média populacional é de 6,7 mil habitantes, indicando que essa tendência é mais comum em municípios menores. Assim, a maioria dos candidatos únicos busca a reeleição, com 70% do total. Portanto, dos 214 que disputam, espera-se que 154 sejam reeleitos, enquanto 60 são novos nomes na corrida.
Lista de municípios com apenas um candidato
Além disso, do total de cidades com candidatura única em 2024, a maioria (61%) está no Rio Grande do Sul, com 43 municípios. Em seguida, aparecem Minas Gerais (41), São Paulo (26) e Goiás (20).
Entre as cidades gaúchas, por exemplo, destacam-se:
- Alto Feliz
- Arroio do Tigre
- Barra Funda
- Barracão
- Barão de Cotegipe
- Benjamin Constant do Sul
- Boa Vista do Cadeado
- Braga
- Cacique Doble
- Cerro Grande
- Ciríaco
- Crissiumal
- Derrubadas
- Dois Irmãos das Missões
- Engenho Velho
- Ernestina
- Fagundes Varela
- Itapuca
- Itatiba do Sul
- Lagoa Bonita do Sul
- Nova Alvorada
- Nova Bréscia
- Nova Roma do Sul
- Novo Xingu
- Pejuçara
- Ponte Preta
- Rio dos Índios
- Rolador
- Rondinha
- Santa Tereza
- São Domingos do Sul
- São Martinho
- São Pedro da Serra
- São Pedro das Missões
- Travesseiro
- Turuçu
- Unistalda
- Vera Cruz
- Vila Lângaro
- Vista Gaúcha
O número de municípios com duas candidaturas aumentou. Em 2020, 38% tinham até dois candidatos, enquanto agora esse número subiu para 53%. Portanto, essa informação revela o panorama atual da política municipal no Brasil.