Em 2024, o trabalhador enfrentou um ano com poucos feriadões. A maioria das datas comemorativas caiu em finais de semana, reduzindo as oportunidades de pausas prolongadas. No entanto, novembro traz um alívio para quem precisa descansar. O calendário oficial do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos confirma três feriados nacionais neste mês, criando novas chances para pausas bem-vindas.
LEIA MAIS:
- Governo do Estado paga nova parcela de auxílio de R$ 2,5 mil para vítimas da enchente
- Pessoas com ansiedade e depressão têm direito a auxílio de R$ 1.412; Entenda
- Saiba como consultar CPF para receber auxílios
Confira os feriados prolongados em novembro: confira as datas
- 2 de novembro: Finados (sábado);
- 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);
- 20 de novembro: Consciência Negra (quarta-feira).
A grande novidade deste ano é o feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, criado em dezembro do ano passado. Comemorado em 20 de novembro, o dia homenageia Zumbi dos Palmares, líder histórico e símbolo da luta contra a escravidão no Brasil colonial.
Dia do Evangélico
No Distrito Federal (DF), os moradores ainda podem contar com o feriado local do Dia do Evangélico, celebrado em 30 de novembro. Em 1995, o deputado Carlos Xavier propôs a data, que foi oficializada por uma lei distrital. Embora a comemoração tenha ganhado reconhecimento nacional em 2010, ela não se tornou feriado ou ponto facultativo em nível federal.
Em outras regiões, a data é comemorada em momentos diferentes. Em Alagoas, por exemplo, o Dia do Evangélico também cai em 30 de novembro. Já em Rondônia, a data é celebrada em 18 de junho, enquanto Cuiabá (MT) reserva o 31 de agosto para a comemoração, estabelecendo ponto facultativo.
Após os feriados de novembro, o próximo feriado nacional será o Natal, em 25 de dezembro. No entanto, por cair em uma quarta-feira, a data não oferece a possibilidade de folga prolongada.