Para garantir a aposentadoria é preciso que o cidadão tenha realizado contribuições com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, um caso recente sobre a suspensão do pagamento do benefício na Espanha deixou diversas pessoas em alerta.
Segundo a especialista do portal FDR, Lila Cunha, a situação de suspensão da aposentadoria ocorreu com um cidadão que contribuiu por 46 anos para o sistema previdenciário perdeu a aposentadoria e deixou de receber o benefício.
LEIA MAIS AQUI:
- Atacado em Canoas vende leite, iogurtes e carnes na promoção
- Estudo mostra remédio que interrompe crises de enxaqueca; Saiba qual é
- Mais de 300 mil pessoas correm o risco de perder benefício do BPC; Saiba como regularizar cadastro
A suspensão ocorreu após a constatação de que o homem aposentado não havia cumprido os requisitos mínimos para a aposentadoria. A medida foi tomada após identificar uma série de erros na trajetória profissional da vítima.
O que levou o homem a perder a aposentadoria:
A medida foi tomada após identificar uma série de erros na trajetória profissional do cidadão. O pedido de aposentadoria já havia sido negado em 2020 devido à falta de cumprimento dos pré-requisitos. Após essa negativa, o homem recorreu ao 12º Tribunal Social de Madrid, que finalmente aprovou a liberação da aposentadoria, considerando os 46 anos e seis meses de contribuições. No entanto, parte dessas contribuições estava irregular, resultando na suspensão do pagamento.
Pente fino no Brasil
No Brasil, o INSS também realiza uma força-tarefa para revisar os pagamentos do órgão. O pente fino busca identificar irregularidades no sistema. Caso sejam encontradas falhas, o pagamento do benefício do cidadão pode ser suspenso.