A Câmara Municipal de Canoas aprovou um projeto de lei que cria o Sistema de Alerta Precoce de Inundações (SAPI) para proteger a população de áreas de risco. O objetivo é prevenir desastres naturais, como as inundações que devastaram a cidade no início deste ano.
Funcionamento do SAPI em Canoas
O SAPI contará com estações meteorológicas e hidrológicas que monitorarão o clima e os níveis de água nos principais corpos d’água da cidade. Além disso, instalarão sirenes para alertar a população sobre a iminência de desastres e criarão planos detalhados de evacuação para as áreas de risco.
LEIA MAIS:
- Saiba quais partidos estão na Câmara de Vereadores de Canoas
- Deputados aprovam proibição de celulares nas escolas
- Após cinco anos, Árvore Mágica de Natal volta ao Parkshopping Canoas
Comunicação eficiente
Uma emenda proposta pelo vereador Leandro Luiz Moreira e aprovada em parceria com o vereador Duarte, amplia os mecanismos de comunicação do sistema. O cadastramento gratuito de números de celular dos moradores permitirá o envio de alertas de risco via SMS ou WhatsApp.
Prevenção e educação
Assim, o projeto também prevê que instituições educacionais, ONGs e empresas locais desenvolvam programas educativos para informar a população sobre os riscos de inundações e as medidas preventivas a serem adotadas.