Os 24.308 beneficiários do Programa Bolsa Família em Canoas, necessitam fazer a atualização dos dados referentes à saúde até o dia 20 de dezembro. Eles precisam comparecer à unidade básica de saúde de referência onde serão avaliadas a vacinação das crianças, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e a assistência pré-natal. Quem não comparecer, poderá ter o benefício suspenso pelo governo federal.
Para Saulo Gil, Secretário Municipal de Assistência Social, ao exigir a vacinação, o Bolsa Família ajuda a prevenir doenças evitáveis, como sarampo e poliomielite. “A vacina é uma das medidas mais eficazes para a prevenção de doenças e a redução da mortalidade infantil”, afirma.
LEIA MAIS AQUI:
- Décimo Terceiro: pagamento deverá ser feito nesta semana; Veja quando
- Airton Souza anuncia mais secretários para nova gestão em Canoas
- INSS: pagamentos iniciam nesta segunda; Veja se você recebe
Já o acompanhamento de crescimento e desenvolvimento infantil garante que as crianças estejam se desenvolvendo de forma saudável e recebendo a nutrição adequada. A assistência pré-natal é importante para identificar e tratar precocemente complicações na gravidez, garantindo a saúde da mãe e do bebê.
Gil acrescenta que o monitoramento das condicionalidades de saúde visa garantir que as famílias em vulnerabilidade social tenham acesso aos serviços básicos de saúde. “Garantimos que as famílias beneficiárias tenham acesso aos serviços de saúde necessários, monitoramos o cumprimento das condicionalidades e trabalhamos para a melhoria dos serviços oferecidos”, salienta.
Beneficiário do Bolsa Familia
Na unidade de saúde, é importante avisar ao profissional que é beneficiário do Bolsa Família durante o atendimento e apresentar o cartão do programa. Para as gestantes, é necessário também levar a caderneta de pré-natal. Para as crianças menores de 7 anos, é preciso apresentar a caderneta de vacinação.
Endereço das Unidades de Saúde
Confira os endereços clicando aqui