A Polícia Civil prendeu preventivamente um homem de 30 anos que integra um esquema de agiotagem e extorsão em Canoas. Foragido há 45 dias, o criminoso foi capturado na cidade de Extremoz, no Rio Grande do Norte, com o apoio da Polícia Civil do Estado Potiguar.
De acordo com a polícia, a 1ª Delegacia de Polícia de Canoas, coordenada pelo delegado Marco Guns, desencadeou uma série de investigações ao longo de 2023 que resultaram em três fases da operação Extorsor. Os alvos eram criminosos que, consorciados a agiotas, agiam na cobrança violenta de dívidas nos bairros Guajuviras, Harmonia e Mathias Velho. Além disso, em 2024, durante a operação Paranhos, os policiais apuraram que os investigados nas operações anteriores estavam vinculados a uma organização criminosa que atua com o tráfico de drogas.
LEIA MAIS AQUI:
- Bebê de 2 meses morta espancada por mãe
- Mulher mata esposo a facadas na frente de casa
- Homem mata esposa e filha de cinco anos a facadas
Conforme a investigação, um dos grupos criminosos utilizava como fachada uma empresa de segurança privada que está fechada desde 2023. Com esse disfarce, eles realizavam cobranças de dívidas de agiotagem com extrema violência e aterrorizavam a vida dos devedores.
O grupo tem cinco integrantes. Segundo a polícia, três estão presos e dois estão foragidos, entre eles, o líder.
Cobrança violenta: criminoso ameaçou criança autista com arma em Canoas
Uma das extorsões praticadas pelo grupo criminoso foi contra uma moradora do bairro Guajuviras. Mãe de uma criança com transtorno de espectro autista e cuidadora da mãe idosa, a vítima passava por dificuldades financeiras. Por isso, ela buscou empréstimos com agiotas. Porém, o grupo começou a constranger a mulher com a cobrança de uma dívida com uma exorbitante taxa de juros que aumentava, de forma grosseira, o valor emprestado.
Sem o pagamento dos juros, o criminoso preso no Rio Grande do Norte e um comparsa (que está foragido), invadiram o apartamento da vítima. Eles apontaram a arma de fogo para a cabeça da criança com espectro autista de 10 anos e para a idosa de 75 anos. A polícia informou que eles ameaçavam matar todos caso não pagassem as dívidas, que, segundo a polícia, são inexistentes
Preso em outro estado
Ainda, conforme a polícia, o criminoso preso no Rio Grande do Norte será transferido para o Rio Grande do Sul. A prisão no estado potiguar foi realizada pelo delegado Celson Junior dos Santos Duarte.