32.9 C
Canoas
16 de janeiro de 2025

NIS: saiba o que é e como consultar

O trabalhador que está inscrito no Cadastro Único pode consultar o NIS, o código familiar, a situação cadastral e as datas de atualização do seu cadastro

O Número de Identificação Social (NIS) é um registro fundamental para o cidadão brasileiro, atribuído pelo Governo Federal por meio da Caixa Econômica Federal. Ele garante que a população tenha acesso a benefícios sociais e trabalhistas.

Esse número, que possui 11 dígitos, é usado pelo governo para identificar trabalhadores e aposentados, além de ser essencial para a concessão de diversos programas sociais.

O que é o NIS?

O NIS é um número de identificação criado para possibilitar o acesso de cidadãos brasileiros a benefícios como o FGTS, seguro-desemprego, abono salarial e programas sociais, como o Bolsa Família.

Órgãos governamentais geram o NIS e o vinculam ao cadastro do cidadão na Caixa Econômica Federal. O último dígito do NIS determina a data de pagamento dos benefícios.

Além disso, é possível gerar o número de duas maneiras: por meio de cadastro no Sistema Nacional de Informações Sociais (CNIS) ou ao registrar o trabalhador na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para aqueles com vínculo empregatício.

O NIS é obrigatório para diversas categorias de pessoas, incluindo:

  • Trabalhadores de empresas privadas
  • Trabalhadores de cooperativas
  • Trabalhadores vinculados a empregadores pessoas físicas
  • Beneficiários de programas sociais
  • Beneficiários de políticas públicas, cadastrados por órgãos como o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC)
  • Diretores não empregados que optam pelo FGTS

Além disso, o NIS é necessário para acessar diversos programas sociais, tais como:

  • Auxílio Brasil
  • Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego)
  • Projovem Trabalhador
  • Garantia Safra
  • Carteira do Idoso
  • Tarifa Social de Conta de Água

Como consultar

Existem diversas formas de consultar o NIS. Confira as principais:

  1. Site e aplicativo do CadÚnico: É possível consultar o NIS pelo site do Cadastro Único ou pelo aplicativo disponível na Play Store e na App Store. Para isso, basta informar o CPF, o número do documento e a data de nascimento.
  2. Carteira de Trabalho Digital: O NIS também pode ser encontrado na nova Carteira de Trabalho Digital. No documento, o número aparece na página inicial, identificado pelo número do PIS/PASEP.
  3. Cartão Cidadão: O Cartão Cidadão, emitido pela Caixa Econômica Federal para sacar benefícios sociais, também apresenta o NIS.
  4. Extrato do FGTS: No extrato do FGTS, o número do NIS do trabalhador está no topo da página. O extrato pode ser consultado pelo site ou aplicativo da Caixa.
  5. Aplicativo Meu INSS: Aposentados e pensionistas podem consultar o NIS pelo aplicativo Meu INSS, acessando os dados pessoais e criando uma senha no sistema.

NIS e PIS: Qual a diferença?

Apesar de suas semelhanças, o NIS e o PIS não são a mesma coisa. No entanto, O PIS (Programa de Integração Social) destina-se a trabalhadores do setor privado com carteira assinada, sendo gerado no primeiro emprego. O PIS permite o acesso aos direitos trabalhistas, como 13º salário, seguro-desemprego, abono salarial e FGTS.

Já o NIS é um número mais amplo, utilizado para registrar cidadãos em programas sociais e políticas públicas, além de ser necessário para o recolhimento de FGTS. Além disso, existe também o NIT (Número de Identificação do Trabalhador), que é destinado a trabalhadores autônomos, como empregados domésticos e contribuintes individuais.

Como consultar o NIS pelo CadÚnico

Assim, o trabalhador que está inscrito no Cadastro Único pode consultar o NIS, o código familiar, a situação cadastral e as datas de atualização do seu cadastro. Assim, o cidadão pode acessar o aplicativo ou site do Cadastro Único. Contudo, após preencher alguns dados básicos, será possível visualizar informações como a data da última atualização e a data limite para uma nova atualização cadastral.

LEIA MAIS:

Para mais notícias sobre o benefícios sociais acesse Agência GBC.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!