Os canoenses que tiveram o Auxílio Reconstrução negado têm até hoje, quarta-feira (4), para entrar com o recurso. No entanto, apenas 14% das famílias aptas para contestar a decisão iniciaram o processo, de acordo com um levantamento realizado pela Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.
LEIA MAIS:
- Veja quem ainda pode retirar doações de geladeiras em Canoas; Prazo termina hoje
- Vereadores de Canoas aprovam auxílio para compra de material escolar
- Inscritos no CadÚnico poderão contar com advogado gratuito; Entenda
Prazo para recorrer e receber auxílio de R$ 5 mil em Canoas termina hoje: números preocupantes
Das 302.716 famílias que poderiam recorrer, somente 42.527 começaram a contestação, mas muitas ainda não concluíram o envio dos documentos. Assim, até a última terça-feira (3), apenas 26.093 famílias finalizaram o recurso e entregaram toda a documentação exigida. (Veja abaixo onde ir para solicitar)
Dentre os pedidos analisados, 19.661 foram aprovados, habilitando as famílias a receberem o benefício de R$ 5,1 mil. Por outro lado, 2.575 solicitações foram novamente reprovadas. O governo federal, até o momento, não informou se os pagamentos já começaram.
Onde ir em Canoas
Portanto, em Canoas, as famílias que tiveram o Auxílio Reconstrução negado agora têm onde recorrer para fazer uma nova solicitação e tentar garantir o benefício. Assim, para isso, é necessário comparecer a um dos centros de distribuição de doações da cidade, onde serão feitos os atendimentos para revisão cadastral e atualização das informações de endereço.
Além disso, os centros de distribuição de doações estão prontos para ajudar no processo de solicitação de recurso administrativo. Dessa forma, esses locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e os cidadãos precisam apresentar documentos que comprovem a residência no local atingido pela enchente, como conta de luz, internet ou cadastro no CadÚnico.
O Escritório de Gestão (EPRO) da Prefeitura de Canoas informou que concluirá a análise dos pedidos de recurso em até 30 dias, garantindo aos moradores tempo suficiente para regularizar a situação e enviar as comprovações necessárias. Aqueles que não tiveram seus endereços reconhecidos como áreas afetadas pela enchente de maio ou que possuem moradia em favelas e comunidades rurais e urbanas podem fazer a solicitação de revisão.
Locais
Veja os endereços dos centros de distribuição de doações onde é possível solicitar a revisão do auxílio:
- EMEF Professor Thiago Würth (Ginásio) – Rua São Gabriel, ao lado do CRAS, Mathias Velho
- EMEF Max Adolfo Oderich – Rua Professora Dona Sara, 100, Harmonia
- EMEF Rio Grande do Sul – Rua Wenceslau Braz, 35, Mato Grande
- EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 278, Fátima
- EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco
Portanto, os centros de distribuição de doações estão prontos para ajudar no processo de solicitação de recurso administrativo.