29.3 C
Canoas
13 de dezembro de 2024

INMET alerta para chuvas intensas no Rio Grande do Sul nas próximas horas

A previsão é válida entre esta sexta-feira (13) e o sábado (14)

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas para chuvas intensas no Rio Grande do Sul. A previsão é válida entre esta sexta-feira (13) e o sábado (14).

De acordo com o INMET, o primeiro alerta amarelo abrange todo o Rio Grande do Sul. Emitido às 10h01 desta sexta ele tem validade até às 3h da madrugada do próximo sábado, no mesmo horário em que começará a valer o segundo alerta. Com validade até o meio-dia do dia 14 de dezembro, o INMET aponta que a previsão indica chuvas intensas para o Norte do Estado, Extremo Sul, Serra e Leste, incluindo a Grande Porto Alegre.

LEIA MAIS AQUI:

Alertas da Defesa Civil e do INMET para o Rio Grande do Sul

Além do INMET, a Defesa Civil Estadual também emitiu alerta para chuvas intensas entre os dias 14 e 15 de dezembro. Conforme o órgão, os acumulados poderão variar entre 80 e 150 mm no Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões, incluindo Porto Alegre, os acumulados devem chegar a 70 mm.

De acordo com a previsão do tempo, no sábado, o deslocamento de um sistema de baixa pressão em direção ao oceano contribui para instabilidades na metade Leste do Estado. Há chances de chuva forte com descargas elétricas e rajadas de vento.

Já no domingo, a instabilidade segue provocando chuva moderada e forte com rajadas de vento no Sul, Litoral e Leste do Rio Grande do Sul, devido à atuação de um ciclone no Oceano. Os ventos podem chegar a 70km/h. Além disso, a previsão indica acumulados de até 70mm/dia.

“A Defesa Civil orienta: feche bem janelas e portas, desligue os aparelhos elétricos, feche o registro de água e gás, se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança, não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas, e evite atravessar alagamentos a pé ou de carro. Abrigue animais domésticos e mantenha-os em segurança.Consulte a Defesa Civil local para informações sobre Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre no seu município. Emergência ligue 190 ou 193”, diz o órgão em nota.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!