As primeiras casas para vítimas da enchente foram entregues em Canoas na última quinta-feira (12). Uma das beneficiárias se mudou para um apartamento adquirido por meio da Compra Assistida do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) Reconstrução, do governo federal.
LEIA MAIS:
- Prefeito de Nova Santa Rita anuncia redução de 30% no próprio salário
- Hospital de Pronto Socorro será reaberto em 2025
- Dívidas do cartão de crédito ficarão mais baratas; Entenda
Juntamente de outra vítima da enchente, as beneficiárias estão entre as primeiras moradoras de Canoas a receber as chaves de imóveis de até R$ 200 mil, subsidiados pela Caixa Econômica Federal.
Os contratos assinados já somam 26, enquanto outros 50 imóveis estão em análise. Até o momento, 217 famílias do município foram habilitadas para o programa. A entrega simbólica das chaves ocorreu na agência da Caixa na rua Fioravante Milanês, no Centro de Canoas, marcando um passo importante na reconstrução de vidas após a enchente de maio.
Primeiras casas para vítimas da enchente são entregues em Canoas: esperança
O prefeito Jairo Jorge relembrou a destruição que a enchente provocou em maio. “As famílias viveram perdas das casas, das memórias, dos objetos, das roupas, das lembranças. Mas não perderam a fé e a esperança. Tivemos mais de 4 mil famílias que perderam a casa e vão ser atendidas pelos programas habitacionais. Vamos honrar o compromisso do presidente Lula, que, quando esteve no Estado, na época da enchente, garantiu que as famílias teriam casas novas”, destacou.
Para o secretário da Reconstrução do RS, Maneco Hassen, a entrega das chaves é uma alegria, pois representa a recuperação depois da enchente. “Nós estamos entregando casas, porque o Brasil tem um banco público dando o suporte. Por isso, agradecemos o apoio da Caixa, que colocou equipes para auxiliar as famílias atingidas pela catástrofe. Estamos cumprindo com o que o governo federal prometeu”, acrescentou.
O superintendente-executivo de Habitação da Caixa no Vale do Sinos, Ricardo Darós, disse que mais do que entregar chaves, foram entregues bens para as famílias.
Enquanto isso, todas as agências da Caixa atingidas pela enchente já estão operando normalmente.