A Associação Saúde em Movimento assumiu a gestão do Hospital Universitário de Canoas. Na manhã desta segunda-feira (16), a prefeitura assinou o contrato com a entidade.
LEIA MAIS:
- Hospital de Pronto Socorro será reaberto em 2025 para os canoenses
- Gol confirma problemas técnicos em avião que fez pouso de emergência na Base Aérea
- Canoenses têm desconto na conta de luz; Saiba como
De acordo com o prefeito Jairo Jorge, a expectativa é que a nova administradora traga avanços para a instituição. “Com este novo momento, esperamos que a entidade traga maior expertise de gestão, aporte de novas tecnologias, principalmente para requalificar o hospital e avançar nesta área de inovação. Fizemos um longo processo de averiguação e investigação, para garantir que esse hospital estaria em boas mãos”, afirma.
Referência em atendimento para mais de 150 cidades do Rio Grande do Sul, o Hospital Universitário possui 482 leitos para atendimentos exclusivos do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 80 na Unidade Terapia Intensiva (UTI).
Além disso, a instituição tem uma das maiores maternidades do Estado. Mensalmente, a equipe realiza cerca de 250 partes.
Hospital Universitário de Canoas em números
- 482 leitos SUS sendo 80 de UTI;
- 1,2 mil internações/mês;
- 300 procedimentos;
- 700 cirurgias;
- 150 atendimentos ambulatoriais;
- 7 mil exames;
- 42 mil atendimentos laboratoriais.
Funcionários não serão demitidos
Durante a assinatura do contrato, o prefeito destacou que não haverá demissões no hospital. Os cerca de 1,6 mil funcionários do HU tem estabilidade de seis meses.
Além disso, conforme Jairo, todos os direitos dos funcionários que estão no HU desde 27 de janeiro de 2022 estão garantidos.
“Nossa prioridade é garantir o direito dos funcionários, garantir o pagamento dos fornecedores e o pagamento dos impostos, do que ficou para trás como fundo de garantia e outros impostos que é preciso que sejam pagos. A prefeitura vai honrar isso dentro da previsão. É claro que vai levanta ro valor e dentro disso tem uma pactuação de até 60 meses. Talvez, se o valor for menor, se pague em número de parcelas menores”, finaliza Jairo.