20.9 C
Canoas
12 de janeiro de 2025

Verme causador da meningite pode estar na salada

O Rio Grande do Sul tem casos suspeitos de meningite causada pelo verme encontrado na salada

Um verme que causa a meningite pode estar na salada que você come na sua casa. Recentemente, no Rio de Janeiro, autoridades encontraram o parasita em moluscos terrestres como caracóis, lesmas e o caramujo gigante africano. Porém, esse fato não aconteceu apenas no Rio de Janeiro.

De acordo com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), pesquisadores identificaram o verme em moluscos de 26 cidades do Rio de Janeiro. Devido ao resultado do levantamento realiado pelo Laboratório de Malacologia do instituto, os pesquisadores alertam para o risco de transmissão da doença.

LEIA MAIS:

O verme, chamado de Angiostrongylus cantonensis, causa a meningite eosinofílica. O parasita tem os moluscos como hospedeiros intermediários e, normalmente, acaba se instalando de maneira definitiva em roedores.

Verme causador da meningite pode estar na salada: casos no Brasil

Em abril de 2024, um morador de Nova Iguaçu no Rio de Janeiro, morreu por meningite. Na residência em que ela vivia, foram encontrados caramujos e ratos infectados.

Além do caso citado acima, conforme a Fiocruz, o Brasil já registrou cerca de 40 casos da doença. Porém, há mais de 100 casos suspeitos relatos no Rio Grande do Sul, Amapá, Espírito Santo, Pará, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.

Transmissão e prevenção da meningite

A infecção humana ocorre quando as pessoas comem os animais infectados ou o muco liberado por eles com larvas.

Quando o parasita está dentro do nosso organismo, ele pode provocar inflamação nas meninges (as membranas que envolvem o sistema nervoso central, incluindo o cérebro e a medula espinhal).

A dor de cabeça é o sintoma mais comum. Porém, a doença também poderá provocar rigidez da nuca, febre, distúrbios visuais, enjoo, vômito e sensação de formigamento ou dormência. Normalmente, o paciente se cura de forma espontânea. Porém, em alguns casos, o quadro pode se agravar e levar à morte.

Como prevenir?

De acordo com especialistas, a prevenção depende de medidas de higiene e de controle da proliferação dos hospedeiros. Como esses animais vivem entre vegetais, é preciso higieniza-los antes do consumo.

Além disso, não se deve ingerir moluscos de origem desconhecida, ainda mais, se estiverem crus ou malcozidos. Por fim, para manusear caramujos, caracóis ou lesmas em hortas e jardins, utilize luvas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!