A sensação térmica na escaldante tarde desta terça-feira (4) chegou aos 42°C em Canoas. Por volta das 16h, a temperatura máxima registrada na Base Aérea era de 36°C.
Pelas ruas do Centro, pessoas buscavam se hidratar da forma que conseguisse: desde a água até sorvete. Inclusive, para comprar a sobremesa gelada tinha fila.
LEIA MAIS:
- Falhas em diques agravou inundação em Canoas
- Estudo indica que consumir leite semidesnatado pode reduzir risco de problemas mentais
- Frutas vermelhas: aliadas da saúde e ricas em antioxidantes
“Como não comer um sorvete neste calor?”, comenta a aposentada Carmem Santana.
Sensação térmica passa dos 40°C em Canoas: quando a onda de calor dará trégua no Rio Grande do Sul?
A onda de calor segue atuando no Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira (4), as temperaturas subiram ainda mais e já beiram aos 40°C em muitas regiões. Porém, muitos gaúchos se perguntam: quando o calorão dará trégua?
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o pico do calor deverá ser registrado entre esta terça (4) e a próxima quarta-feira (5). Em Uruguaiana, por exemplo, onde a temperatura média neste período do ano costuma ser de até 32°C, a máxima poderá chegar aos 41°C nas próximas horas.
Porém, conforme o meteorologista do Inmet, Marcelo Schneider, em entrevista a GZH, a chuva deverá provocar um alívio no calorão. A previsão indica temporais isolados que podem provocar uma pequena redução nas temperaturas.
Porém, o calor voltará a ficar intenso a partir de sábado (8) até a próxima terça-feira (11).
“De um modo geral, tem um pequeno alívio nessa quinta e sexta-feira. O calor retorna com força no final de semana até, pelo menos, terça que vem. Na quarta-feira da outra semana (dia 12 de fevereiro) está prevista a entrada de uma frente fria mais forte, que deverá trazer uma queda de temperatura”, afirma o meteorologista durante entrevista para GZH.