25.6 C
Canoas
22 de março de 2025

Escola de Canoas tem projeto de educação financeira

o Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS), promoveu um projeto de educação financeira aos alunos do 9° ano de escola em Canoas; leia mais

Na manhã desta quinta-feira, em Canoas, o Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS), do Procon Canoas, promoveu um projeto de educação financeira aos alunos do 9° ano da Escola Municipal de Ensino Jacob Longoni, no bairro Nossa Senhora das Graças. O objetivo do projeto é formar consumidores conscientes.

LEIA MAIS:

Débora Antunes da Luz, professora da turma, comemora a aplicação da atividade. “Eu, como professora de Matemática, acho fundamental que eles tenham uma dinâmica diferente, que às vezes, a gente não consegue oferecer. Do material lúdico à oportunidade de interação em grupos, além da proposta de como gastar seu dinheiro e ter aquela sobra no fim do mês, e isso vindo de alguém de fora reforça essa ideia”, disse.

Leandro Garcia, educador fiscal do NAS, explica alguns detalhes sobre a atividade. “A ideia da dinâmica é que a partir de uma renda familiar disponibilizada eles consigam construir um orçamento. Eles vão ficar sabendo agora qual esse valor que terão disponível – um, dois ou três salários-mínimos, e a partir disso, eles fazem esse orçamento. Além disso, ainda vão surgindo alguns imprevistos em parte do jogo”, afirma.

Alunos de escola em Canoas aprovaram dinâmica de educação financeira

A atividade foi aprovada pelos alunos. Giovana Rodrigues, de 14 anos, diz “Está sendo muito legal e eu acho que isso é muito importante para nós. Educação financeira não é uma coisa que todo mundo ensina”.
O colega Lucas dos Santos Krause, de 14 anos, também gostou da atividade. “Estou gostando muito por que ensina como gastar seu dinheiro e o que fazer para não ficar devendo”.

O diretor do Procon Canoas, Vinicius Rabaioli, destaca que o objetivo da dinâmica é formar consumidores adultos conscientes. “Iniciamos na semana passada esse projeto, também aqui na EMEF Jacob Longoni, essas atividades de educação financeira voltada sempre aos nonos anos das escolas do município. Ao longo de 2025 faremos em torno de 100 dessas palestras voltadas a esses jovens estudantes da nossa rede municipal. O objetivo desses treinamentos é formar adultos mais conscientes na questão financeira”, disse.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil, no bairro Mato grande, é a próxima a ser contemplada. Dinâmica ocorre no dia 24 de março, nos períodos da manhã e tarde. Ao longo do ano, o projeto será aplicado com as turmas de 9° ano de todas as EMEFs da rede municipal de Canoas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!