A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda do creme dental Colgate Clean Mint em todo o Brasil. A proibição se deu após diversos relatos de efeitos alérgicos em consumidores. A publicação da decisão ocorreu no Diário Oficial nesta quinta-feira (27).
De acordo com a Anvisa, registraram-se oito notificações, envolvendo 13 reações alérgicas relacionadas ao uso do creme dental.
Os principais sintomas relatados são: inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral), sensação de ardência, dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão.
LEIA MAIS:
- Novo estudo aponta que bebida açucarada pode causar câncer de boca
- Uso excessivo de celular pode ser tão viciante quanto beber e fumar, aponta estudo
- Farmácia vende medicamento errado e recém-nascido vai para a UTI
Segundo a página do Reclame Aqui da Colgate-Palmolive, consumidores compartilharam mais de 20 queixas de alergia associadas ao uso do creme dental.
No sábado (15), em nota, a empresa afirmou que o fluoreto de estanho é seguro, eficaz e amplamente usado em cremes dentais ao redor do mundo
Além disso, a empresa disse que “a nova fórmula é o resultado de mais de uma década de pesquisa, desenvolvimento e testes extensivos com consumidores, incluindo no Brasil.
Ademais, a Colgate afirmou ainda que os produtos e ingredientes “passam por testes rigorosos e recebem aprovação de agências regulatórias em todo o mundo”.
