O Carrefour anunciou o fechamento de lojas do Nacional no Rio Grande do Sul que estavam à venda. As oito unidades que encerram as atividades nas próximas semanas não tiveram compradores. Em entrevista a Rádio Gaúcha nesta terça-feira (8), Cláudio Luiz Zaffari, diretor do Grupo Zaffari, questionado se o grupo estava de olho em alguma das lojas, informou que a empresa não tem interesse nas unidades que estão irão fechar.
“Nós não temos interesse. Muitas delas são próximas a lojas nossas, então não tem muito sentido”, destaca.
LEIA MAIS:
- INSS irá realizar pagamento antecipado do 13° salário
- Loja promove liquidação para acabar com estoque
- Dinheiro esquecido? Saiba como consultar e resgatar valores pelo Banco Central
No quarto trimestre de 2024, o Carrefour anunciou a venda de 39 lojas do Nacional no Rio Grande do Sul. Destas, apenas 13 foram vendidas pelo grupo francês. As sete que encerram as atividades no inicio de maio não tiveram compradores.
“Os últimos que fazem parte do fechamento foram aquelas que, efetivamente, não houve demanda no mercado para assumir ou porque tem problema de tamanho, de forma, de acesso ou localização ou de densidade populacional”, destaca Zaffari durante entrevista na Rádio Gaúcha.
Carrefour está fechando filiais no Rio Grande do Sul desde 2024
O Carrefour está diminuindo o número de lojas no Rio Grande do Sul desde o inicio de 2024, cerca de dois anos após assumir a administração das lojas vendidas pelo Grupo BIG. Entre janeiro e abril, o grupo fechou quatro filiais do Nacional, 13 da bandeira TodoDia (extingiu a marca) e cinco unidades de hipermercado.
Questionado recentemente pela reportagem da GBC, o Carrefour não comenta os fechamentos.

Zaffari já assumiu lojas que eram do Nacional
A rede de supermercados Nacional já passou por outras fases de enxugamento de lojas. Em 2017 e 2018, por exemplo, fechou cinco filiais em Porto Alegre. Destas, três o Zaffari abriu dois hipermercados e um atacado no lugar. Recentemente, o Zaffari comprou o terreno onde funcionava uma unidade do Nacional na Praça da Encol e conseguiu na justiça
O Grupo Zaffari já assumiu uma unidade do Nacional, administrada pelo Carrefour, em Porto Alegre. O supermercado da Carazinho encerrou as atividades em 2022, após o Zaffari fechar acordo com o Grupo BIG, que administra a bandeira, para que a rede desocupasse o prédio.
Grupo francês vende lojas do supermercado Nacional
No último trimeste de 2024, o Carrefour anunciou ao mercado que estava colocando a vendas filiais de supermercado das bandeiras Nacional (Rio Grande do Sul e Paraná) e Bompreço (em estados do Nordeste).
De acordo com o grupo francês, as vendas fazem parte de uma estratégia para “simplificar e agilizar suas operações”. Na prática, conforme fontes do setor, o objetivo do Carrefour é concentrar os investimentos nas três bandeiras: hipermercado, Atacadão e Sam’s Club. Atualmente, as duas últimas bandeiras estão em forte expansão pelo país com a abertura de novas lojas.