O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou o cartão Meu INSS Vale+, que permite a antecipação de até R$ 150 do benefício de aposentados, pensionistas e demais segurados permanentes. O valor será descontado no mês seguinte, sem juros, correção ou qualquer taxa, segundo o Ministério da Previdência Social.
O objetivo é oferecer uma alternativa rápida e sem custos para a compra de itens essenciais, como medicamentos, alimentos, gás de cozinha e transporte. O recurso poderá ser utilizado uma única vez por mês e será deduzido diretamente da folha de pagamento.
LEIA MAIS:
- Vítimas de fraude receberão “14º salário extra” neste mês
- Feirão Limpa Nome do Serasa: saiba como quitar suas dívidas com descontos de até 99%
- Endividado? veja dicas de como sair da inadimplência
De acordo com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, a iniciativa é uma forma de amparo financeiro sem criar dívidas. “É uma maneira de dar um dinheiro menor, mas mais rápido e sem nenhuma taxa”, explicou.
Como funciona o cartão Meu INSS Vale+
O novo benefício será viabilizado por meio de acordos de cooperação técnica com instituições financeiras que tenham ao menos 12 meses de experiência nesse tipo de serviço. O cartão será usado exclusivamente na modalidade crédito, sem possibilidade de saques, e exigirá um cartão físico com chip e senha pessoal, emitido pela instituição conveniada.
Além disso, o cartão não poderá ser usado para apostas físicas ou online, como frisou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto: “Não faz sentido a gente disponibilizar um adiantamento para alimentar um vício.”
Sem desbloqueio prévio
Outro ponto importante é que o uso do Meu INSS Vale+ não exigirá desbloqueio prévio. No entanto, o INSS deixa claro que não terá responsabilidade por compromissos assumidos pelo beneficiário com a instituição financeira parceira.

O novo cartão complementa o Meu INSS+, lançado em 2023, que já alcançou 32,8 milhões de acessos e oferece descontos em farmácias, cinemas, eventos, telemedicina e outros serviços.
O INSS reforça que a nova funcionalidade tem caráter social e emergencial, garantindo acesso a recursos básicos sem onerar os aposentados com dívidas ou taxas ocultas.