22 C
Canoas
14 de julho de 2025

Famosa marca de molho de alho tem venda suspensa pela Anvisa

Anvisa suspende venda de molho de alho e outros alimentos por risco à saúde. Veja os lotes afetados e o que fazer se você comprou

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a suspensão imediata da venda e o recolhimento de diversos produtos alimentícios no Brasil. Entre eles está o molho de alho da Qualitá, um dos mais consumidos do país.

Segundo a agência, o motivo da proibição foi a presença de dióxido de enxofre acima do permitido, substância que pode causar problemas respiratórios, especialmente em pessoas com sensibilidade ou condições preexistentes.

LEIA MAIS:

O que diz a Anvisa sobre o molho

A análise laboratorial apontou que o lote 29 do molho de alho Qualitá, com validade até janeiro de 2026, apresentou 20,4 mg/kg de dióxido de enxofre (valor inadequado para o consumo humano).

Diante disso, a Anvisa proibiu a fabricação, comercialização e distribuição do lote, além de determinar seu recolhimento imediato das prateleiras de mercados e demais pontos de venda.

Em nota oficial, a Qualitá (marca do Grupo Pão de Açúcar) informou que está investigando o caso junto ao fornecedor responsável e oferece troca ou reembolso aos consumidores que adquiriram o lote afetado.

Outros produtos também foram suspensos

A resolução nº 2.524, publicada no Diário Oficial da União, inclui ainda a suspensão de outros alimentos:

  • Polpa de morango De Marchi
    • Lote 09437-181, validade até 01/11/2026
    • Motivo: presença de matérias estranhas, segundo o Lacen/SC
  • Champignon em conserva (marca não divulgada)
    • Laudos laboratoriais apontaram resultados insatisfatórios
  • Azeite extra virgem Vale dos Vinhedos
    • Proibido por origem desconhecida, irregularidades cadastrais e CNPJ suspenso

Recomendações aos consumidores

A Anvisa orienta que os consumidores:

  • Não consumam os produtos dos lotes suspensos
  • Entrem em contato com o fabricante ou loja para troca ou ressarcimento
  • Procurem atendimento médico caso apresentem sintomas após o consumo

A agência reforça que essas ações fazem parte do trabalho de proteção à saúde pública e à segurança alimentar da população brasileira.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS