23.2 C
Canoas
19 de agosto de 2025

Operação Barcelona: presos em Canoas usavam arma falsa e uniformes da Polícia Civil

Criminosos foram presos em Canoas com simulacro de arma e camisetas da Polícia Civil durante a Operação Barcelona

Na manhã desta terça-feira (19), a Polícia Civil deflagrou a Operação Barcelona em Canoas, visando desarticular dois grupos distintos envolvidos em roubos e furtos de veículos na região. Durante a ação, além das prisões, foram apreendidas camisetas da Polícia Civil com os criminosos e um simulacro de arma de fogo.

A operação foi conduzida pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Canoas, com apoio do GRV de Viamão e do setor de inteligência do 18º BPM. Sob a coordenação do delegado Gustavo Bermudes, cerca de 28 agentes cumpriram 21 medidas judiciais, incluindo 13 mandados de busca e apreensão e 8 ordens de prisão — sendo 7 preventivas e 1 temporária.

A ação aconteceu nas cidades de Canoas, Porto Alegre, Viamão, Eldorado do Sul e Charqueadas.

Operação Barcelona: presos em Canoas usavam arma falsa e uniformes da Polícia Civil: Balanço da operação

Todos os alvos foram presos, sendo que um deles também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas;

Foram apreendidas pequenas quantidades de entorpecentes;

Além disso, a polícia encontrou camisetas da Polícia Civil e um simulacro de arma de fogo com os criminosos, indicando a tentativa de simular autoridade policial em ações ilícitas.

Antecedentes criminais dos presos:

  • Furto simples;
  • Furto qualificado;
  • Roubo de veículo;
  • Roubo a motorista de caminhão;
  • Roubo a motorista de entregas;
  • Roubo a pedestre;
  • Receptação de veículo;
  • Adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Somente um dos presos não possuía antecedentes criminais, reforçando o histórico de crimes dos demais envolvidos.

O Delegado Gustavo Bermudes ressaltou que o combate aos crimes de furto e roubo de veículos é uma das prioridades da Especializada, destacando o comprometimento da equipe na identificação, responsabilização e prisão dos envolvidos em crimes patrimoniais.

LEIA MAIS:

O Delegado Regional Cristiano Reschke reforçou o compromisso das forças de segurança com a proteção da população de Canoas e região. Ele afirmou: “A atuação da Especializada, voltada ao enfrentamento permanente dos crimes patrimoniais, tem como objetivo promover alívio e segurança à sociedade em seus deslocamentos diários e na rotina de suas famílias. O enfrentamento ao furto e roubo de veículo é prioridade na região.”

A Polícia Civil destaca a importância da colaboração da sociedade no combate à criminalidade. Para isso, são disponibilizados canais seguros para denúncias anônimas. O engajamento da população é essencial para fortalecer as ações de segurança pública e preservar a integridade de toda a comunidade.

  • Disque-Denúncia 181
  • Canal direto: 5198608-9984
  • https://www.pc.rs.gov.br/faca-uma-denuncia
  • Instagram: @dpregionalcanoas
Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS