27.6 C
Canoas
01 de setembro de 2025

William Bonner deixará o Jornal Nacional; César Tralli assume bancada

Após quase três décadas, Bonner deixa o telejornal de maior audiência do país; Tralli assume ao lado de Renata Vasconcellos

O apresentador William Bonner deixará o comando do Jornal Nacional em novembro, quase 30 anos após estrear na bancada e apresentar cerca de 10 mil edições do principal telejornal da TV Globo. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo.

Seu lugar será ocupado por César Tralli, que deixa o comando do Jornal Hoje — substituído por Roberto Kovalick — e passará a apresentar o Jornal Nacional ao lado de Renata Vasconcellos, que permanece na atração noturna.

Bonner seguirá apresentando o Globo Repórter às sextas-feiras, ao lado de Sandra Annenberg.

“Movimento tectônico” na história do telejornal

Em almoço com jornalistas na sede da Globo, no Rio de Janeiro, Bonner classificou sua saída da bancada como um “movimento tectônico” na história do telejornal. Ele revelou que tomou a decisão há cinco anos, aguardando o momento adequado para a transição de talentos.

“Minha maior preocupação era dar a esse anúncio uma enorme leveza. Não é o maior evento da Terra, não estou saindo da Globo”, disse Bonner.

O âncora, de 61 anos, citou também a saudade dos filhos que vivem fora do Brasil como um dos motivos para a mudança.

Momentos marcantes na carreira

Bonner é o apresentador que mais tempo ficou à frente do Jornal Nacional, participando de coberturas históricas, como os ataques às Torres Gêmeas em Nova York, e acompanhando acontecimentos nacionais e internacionais de grande impacto.

O jornalista relembra como momento de grande emoção sua cobertura da pandemia de Covid-19, quando, de pé na bancada, expressou indignação com a situação e com a propagação de fake news.

“Foi o único momento em que botei para fora um sentimento de indignação, sem combinar com ninguém da empresa, nem comigo mesmo”, afirmou.

Ele também é responsável por flexibilizar o formato do jornal, trazendo planos abertos, entradas ao vivo com repórteres e uma linguagem mais coloquial.

César Tralli assume no ligar de William Bonner

César Tralli, com mais de duas décadas na Globo, comentou sobre sua nova função:

“Sou um repórter na apresentação, passei 15 anos fazendo matérias para o Jornal Nacional. Sei como o jornal funciona e tenho consciência de como a coisa toda funciona, mas tenho muita responsabilidade e muito o pé no chão.”

O diretor geral de jornalismo da TV Globo, Ricardo Villela, afirma que a troca de apresentador ocorreu com base em pesquisas e na confiança depositada em Tralli.

Legado e próximos passos de Bonner

Desde sua estreia na bancada em 1º de abril de 1996, ao lado de Lillian Witte Fibe, Bonner passou por diversas mudanças de colegas e acumula experiência como editor-chefe do telejornal.

No Globo Repórter, seguirá como apresentador e repórter, sem funções de chefia, destacando que deseja apenas aproveitar sua saúde e sua carreira longe do desgaste da liderança.

Josué Garcia
Josué Garcia
Estudante de jornalismo e redator de SEO, Josué Garcia escreve sobre cotidiano.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS