O comprimido experimental enlicitide reduziu em até 60% o colesterol LDL, conhecido como “ruim”, segundo resultados apresentados na Associação Americana do Coração e publicados na Jama Network.
Este é o primeiro inibidor oral da proteína PCSK9, alvo das terapias mais eficazes contra o colesterol alto. Até agora, os medicamentos dessa classe eram aplicados por injeção subcutânea, como evolocumab e alirocumab.
Comprimido que reduz 60% do colesterol passou por testes
Nos testes clínicos, a enlicitide demonstrou eficácia semelhante aos anticorpos injetáveis, com sete em cada dez pacientes atingindo níveis ideais de colesterol. Além disso, o perfil de segurança foi comparável ao placebo, sem aumento de efeitos colaterais graves.
A novidade pode representar uma alternativa prática e acessível para quem precisa de controle rigoroso do colesterol, mas prefere evitar aplicações. Os pesquisadores aguardam agora os resultados do estudo CORALreef Outcomes, que vai avaliar se a redução do colesterol também diminui o risco de infarto e AVC.
LEIA TAMBÉM:

